Prefeitura e governo reafirmam parceria com moradores do Apolônio Sales para garantir todas as crianças na escola

O diálogo com a comunidade é um dos pontos fortes da gestão do prefeito Marcus Alexandre e a do governador Tião Viana. E a parceria com o governo do Estado tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Rio Branco.
 
Por isso, o prefeito Marcus Alexandre, acompanhado do vice-prefeito e secretário Municipal de Educação (SEME), Márcio Batista, foi até a Igreja Nossa Senhora da Graça, no bairro Apolônio Sales, para conversar com os moradores e, em conjunto, encontrar uma solução para a demanda de matrículas na escola municipal Monte Castelo.
 
A reunião com os moradores do Apolônio Sales contou ainda com a presença do secretário Estadual de Educação (SEE), professor Marco Brandão, do secretário de Articulação Comunitária e Social (SEMACS), Manoel Lima, do presidente do bairro, Elizaldo Luna e do deputado estadual André Vale.
 
Juntamente com a comunidade, representantes da prefeitura e do governo do Estado discutiram soluções para a demanda de matrículas dos alunos, pois a região cresceu muito nos últimos anos e somente a escola Monte Castelo não atende mais as crianças daqueles bairros.
 
O prefeito Marcus Alexandre e o secretário de Educação do Governo do Estado, Marco Brandão reafirmaram o compromisso de que nenhuma criança, nem em idade da pré-escola e nem das que já estão aptas para ingressar do sexto ao nono ano do ensino fundamental ficarão sem matriculas.
 
Se por um lado a prefeitura possui apenas uma unidade escolar, o governo do Estado, por sua vez, possui oito unidades naquela Regional. Por isso, os representantes reafirmaram a necessidade de parceria e união para solucionar essa importante demanda da comunidade.
 
A primeira medida a ser tomada juntamente com a comunidade será a formação de uma comissão que irá fazer, nos próximos dias, um levantamento nos novos conjuntos habitacionais para saber quantas crianças em idade escolar ainda estão sem efetivar suas matrículas.
 
Outra medida tirada a partir do diálogo com os moradores foi uma reunião no próximo dia 19 de fevereiro, no residencial Jenipapo, onde a prefeitura de Rio Branco está concluindo a construção de uma creche que irá proporcionar a abertura de 200 novas vagas já neste ano letivo.
 
Além disso, a prefeitura de Rio Branco assumiu o compromisso de realizar manutenção na escola Monte Castelo, ampliando assim o número de vagas. Juntamente com a comunidade, esse trabalho de levantamento será realizado com a diretora da escola, a professora Graça Andrade.
 
Uma nova realidade
 
O prefeito Marcus Alexandre fez questão de dizer aos moradores que a cidade de Rio Branco vive hoje uma nova realidade e que agora é a própria comunidade que tem voz para dizer o que necessita do poder público.
 
Ele explicou que as demandas de matrículas surgem a partir do momento em que novos conjuntos habitacionais foram construídos na região do Apolônio Sales e que a tendência é que o bairro cresça ainda mais na medida em que as partes altas da cidade são valorizadas.
 
Marcus Alexandre também explicou a presença do secretário estadual de Educação, Marcos Brandão, na medida em que além da necessidade de matriculas na pré-escola, há também a necessidade de matrículas do sexto ao nono ano. “E o governo tem sido um parceiro importante da prefeitura”, afirmou.
 
Antes da reunião com os moradores, o prefeito Marcus Alexandre, juntamente com o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, além da equipe técnica da SEME, realizaram uma vistoria na escola Monte Castelo para saber as reais condições e tomar as providências necessárias.
 
Nenhuma criança fora da escola
 
A presença do secretário Estadual de Educação, Marco Brandão foi muito importante e ele fez questão de enfatizar a determinação do governador Tião Viana e também do prefeito Marcus Alexandre de que todas as medidas serão adotadas para que nenhuma criança fique fora da escola.
 
Ele explicou aos moradores que existem oito escolas sob a gestão do governo do Estado naquela Regional, sendo duas de ensino médio e o restante de ensino fundamental, destacando a necessidade de expandir a oferta de matrículas. Por isso, sugeriu à comunidade a realização de um levantamento de todas as necessidades.
 
O vice-prefeito de Rio Branco e secretário Municipal de Educação, Márcio Batista também destacou a importância da participação dos moradores, pois isso garantiu mais qualidade e mais resultados na melhoria das condições da própria escola. Segundo ele, a Monte Castelo era uma escola rural e que agora tem se adequar a uma nova realidade.
 
 
 
 

Fotos: Assis Lima/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços