Prefeito entrega reforma na UBS Imagawa/Cabo Frio


Esta é a sétima Unidade Básica de Saúde que recebeu melhorias. Kireeff pretende reformar até o final de sua gestão 39 unidades


Na manhã de hoje (30), o prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, entregaram à população da região norte a reforma da Unidade Básica de Saúde Imagawa/Cabo Frio. A solenidade de reabertura foi na própria sede, na rua Cacilda Nasrala Neme, 599.

A reforma teve um custo total de R$ 91.934,49, provenientes do Programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde, governo federal. No local, foram feitas adequações na cobertura e muros externos; colocação de revestimentos de cerâmica nos banheiros e cozinha; troca de ventiladores, vidros, portas, fechaduras e vasos sanitários; pintura geral da unidade e limpeza do piso. Além disso, a unidade também recebeu cinco computadores novos e foram feitos armários para as salas de atendimento.

A coordenadora da unidade, Fabiane Gouveia, explicou que a reforma vem trazer uma melhora na qualidade do atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. “Estamos muito felizes com essa reforma, porque o lugar está mais bonito, melhor adaptado, com armários onde não tinha e computadores novos. Vai melhorar o acolhimento à população e nosso trabalho no dia a dia”, disse.

A unidade

A UBS Imagawa/Cabo Frio tem uma área construída de 498 m² e oferece as especialidades de enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. Seu horário de atendimento vai das 7h às 19h. A área de abrangência da unidade é de 20 mil pessoas, que são moradores de 15 bairros do entorno.

“Esta é a sétima reforma que entregamos e ainda temos oito em andamento, dentro de um conjunto de 15 reformas. Estamos dando continuidade a esse processo de adequação das nossas unidades para acolher melhor a população e dar uma condição de trabalho melhor as nossas equipes, de forma paralela à ampliação dos nossos quadros para aprimorar o atendimento à população. Essa ação preventiva ajuda a desafogar a situação de urgência e emergência. Por isso, temos mais quatro unidades de saúde em construção, sendo duas delas em vias de inauguração e a UPA da Leste-Oeste”, ressaltou Kireeff.

Já o secretário municipal de Saúde disse que a reabertura da unidade Cabo Frio representa o cumprimento de uma das metas estabelecidas nesta gestão. “Isso representa nossa meta que é melhorar a estrutura de todas as unidades, visto que das 52 unidades, vimos que 39 necessitavam de reforma ou de uma ampliação. Temos ainda oito para serem entregues, sendo que sete deverão ser entregues no decorrer de outubro.”

Obras na Saúde

Além da UBS Imagawa/Cabo Frio, a Prefeitura já concluiu as reformas das unidades de saúde do Jardim Tókio, Conjunto Aquiles Stenghel, Jardim Marabá, Distrito de Guaravera, Conjunto Vivi Xavier e Conjunto Parigot de Souza. Outras obras foram realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). O local foi contemplado com mais de R$ 245 mil em investimentos, destinados a consertos de paredes onde havia infiltrações; troca de portas e janelas; limpeza geral do piso; pintura de todo o prédio; e reparos na parte elétrica e hidráulica.

As oito unidades que estão em reforma são: União da Vitória, Novo Amparo, Centro Social Urbano, Cafezal, Lindóia, Chefe Newton, Armindo Guazzi e Jardim Santiago. A Secretaria de Saúde ainda espera reformar mais duas. Uma no Jardim São Izidro e outro no Itapoã.
Além das reformas, estão em construção quatro novas unidades: Guanabara, Campos Verdes, Vista Bela e Milton Gavetti. Outra obra da Saúde em andamento é a UPA da avenida Leste-Oeste (Jardim  do Sol), já em fase de conclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços