Empresários colombianos buscam experiência curitibana em transporte e turismo


principal
Responsáveis pela elaboração de um projeto de desenvolvimento socioeconômico em sua região, empresários do Departamento de Cauca, na Colômbia, estiveram nesta terça-feira (30) em Curitiba em busca de subsídios, experiências e para conversar sobre o projeto de convênio de parceria entre Curitiba e Popayán, uma das 42 cidades representadas pelo grupo.
A comitiva, formada por 12 pessoas, participou de encontros na Urbs, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e no Mercado Municipal. “Estamos buscando informações de como organizar a cidade, planejar para o futuro e Curitiba é uma referência importante”, disse  a diretora executiva de Turismo de Cauca, Maria Fernanda Bustamante Ordonez.
Pela manhã, o grupo se reuniu na Urbs onde foi feita uma apresentação do sistema de transporte da cidade. Maria Fernanda se mostrou interessada na forma como Curitiba organizou seu crescimento a partir do transporte coletivo, sistema viário e uso do solo. “É uma cidade que está sempre inovando, que temos como referência em mobilidade e queremos aprender com o que deu certo e com o que foi preciso corrigir”, disse ela.
Carlos Alberto Medina Gutierrez, responsável pelo transporte coletivo em Cauca, explica que o empresariado local está atuando em conjunto, buscando o crescimento organizado da região que se prepara para implantação de sistemas estratégicos de transporte. “Temos em torno de 500 mil habitantes em Popayán, mas o crescimento demográfico é acelerado e queremos preparar a cidade para os próximos anos. Cauca é um território de oportunidades”, afirmou.
Localizada ao sul da Colômbia, Cauca é reconhecida pela biodiversidade e pela variação de relevo e clima entre os Andes colombianos, a costa do Pacífico e a Região Amazônica. Habitada ainda por algumas comunidades ancestrais, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e tem na cidade de Popayán, fundada em 1537, um importante centro político, religioso e cultural.
A visita à Urbs vai auxiliar na discussão do modelo de transporte e desenvolvimento a ser adotado na região. “É importante ver de perto como funciona o sistema todo”, disse Medina Gutierrez,. O interesse dos empresários e gestores de Cauca foi demonstrada por uma série de perguntas sobre o funcionamento, os custos, subsídios, tarifa e roteiros da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Um dos principais pontos de interesse foi a logística de integração que permite ao usuário fazer seu próprio roteiro e usar quantos ônibus precisar pagando apenas uma passagem.
Durante à tarde os responsáveis pelo projeto da cidade colombiana conheceram o Mercado Municipal de Curitiba, local tradicional em vendas de produtos artesanais, orgânicos e peixes e massas. Neste ponto turístico da cidade, foram recepcionados pelo presidente do Instituto Municipal de Turismo (CTur), Caíque Ferrante. “Ficamos felizes com a escolha dos especialista de Popayán em conhecer Curitiba. Isso mostra como a cidade é referência e serve de modelo para outros lugares. Assim, fortalecemos parcerias e valorizamos o nome da cidade no exterior”, lembrou Ferrante.
O coordenador da área de Cultura e Turismo da Câmara de Comércio de Cauca, José Reinaldo Muñoz Rada, explica o interesse na capital paranaense. “Estamos trabalhando em um ambicioso projeto de fortalecimento empresarial através da criação de condições de produtividade e competitividade” afirmou.
Conhecida como uma cidade de encontro empresariais e convenções, Popayán busca em Curitiba ideias para fortalecer o turismo de negócios “Curitiba é um modelo de cidade. Muito bem avaliada pelos visitantes. Percebemos que a organização da cidade, com seus parques e museus, é um atrativo para os investidores e é isso que buscamos fazer em Popayán”, explicou a coordenadora de turismo de Popayán, Maria Mercedes Palacio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade