Aventura infantil resgata lenda indígena de Capéi


Uma das mais belas lendas indígenas é recontada em 'O sumiço da Lua', do escritor Manuel Filho, com ilustrações de Roberto Weigand, lançamento da Editora do Brasil. As aventuras dos irmãos gêmeos Éder e Elias e da prima Tri não poderia ser mais emocionante. Afinal, os três revivem a história de Capéi, entidade feita de luz que um dia foi morar junto das estrelas, tronando-se, segundo explicam os povos indígenas, a Lua, satélite natural da Terra.
Num dia, ou melhor, numa noite, a Lua desparece misteriosamente do céu, causando pânico e desequilíbrio. Afinal, ela afeta as marés, a agricultura e a pesca. O fato vira notícia no mundo inteiro. Astrônomos, astrólogos e curiosos sabem que a Lua não está onde deveria. Especialistas se comunicam por todo o planeta, mas ninguém sabe o que fazer. Por onde andará a protetora das marés, defensora das matas e dos bichos? Onde se escondeu Capéi, com sua luz e seu grande poder?
Enquanto isso, os gêmeos Éder e Elias e sua prima Tri (apelido de Gisele) estão curtindo as férias no sítio onde moram os meninos. Empinam pipa, tomam banho na cachoeira, fogem do touro Ferdinando... Mal sabem eles que estão para mergulhar numa aventura cheia de mistérios, que começa ao verem uma luz estranha no meio da mata. Será que tem algo a ver com o sumiço da Lua?
Com uma linguagem envolvente, com muitos diálogos entre as personagens, O sumiço da Lua é permeado pelas ilustrações do premiado Roberto Weigand que, quando criança, morou em sítio e se aventurou, como as três crianças desta história, pelas matas, pastos, pomares e rios. Para completar, o livro conta com um suplemento de atividades, um aliado para professores utilizarem em sala de aula.
Manuel Filho
Sobre o autor – Manuel filho é escritor, com mais de 30 livros publicados, tendo sido o ganhador do prêmio Jabuti de 2008. Trabalhou como redator na TV Record e TV Senac, em revistas e programas de rádio, e ator em peças teatrais. É membro do projeto Literatura Viva do Sesi e fez parte do projeto Viagem Literária da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
Roberto Weigand

Sobre o ilustrador –
Roberto Weigand estudou Arquitetura na Universidade de São Paulo. É ilustrador de jornais, livros infantis e algumas revistas de circulação nacional. Foi ilustrador e infografista da revista Veja em 1999, capista da revista IstoÉ em 2000 e colunista da revista Publish, no ano de 2002. Iniciou em 2004 trabalhos como freelancer em ilustração e edição de imagem. É ganhador dos prêmios Ofélia Fontes (1998), Prêmio Jabuti de ilustração infantil (1999) e em duas edições do Prêmio Esso em Criação Gráfica em Revistas.
Título: O sumiço da LuaAutor: Manuel Filho
Ilustrações: Roberto Weigand
Número de páginas: 32
Formato: 20,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 32,60
Indicação leitora: 4º ano (a partir de 9 anos)
ISBN: 978-85-10-05459-1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços