Banda do Exército se apresenta em Apucarana

A Fundação Cultural e Turismo de Apucarana (Funcap) convida para o concerto da Banda de Música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel (PR). A apresentação será nesta quinta-feira (02/10), a partir das 20 horas, no Cine Teatro Fênix. A entrada é gratuita.
Segundo explica professora Maria Agar Borba Ferreira, diretora-presidente da Funcap, a banda do Exército é composta por 30 músicos e três aprendizes.  “O conjunto utiliza, principalmente, instrumentos de sopro e percussão”, informa. Como atividade complementar, torna-se o principal veículo de relações públicas do Exército Brasileiro. “Atende eventos cívicos de municípios de mais da metade do Paraná e parte do Estado de Santa Catarina”, relata professora Maria Agar.

Ela lembra que o grupo se apresentou em Apucarana neste início de ano, por ocasião das comemorações aos 70 anos da cidade.

História
- Desde a antiguidade clássica, grupos instrumentais acompanhavam a tropa em campanha para levantar-lhes o moral. O gradual aperfeiçoamento dos instrumentos musicais ocasionou a criação de bandas em quase todas as unidades militares, como símbolo e estímulo para os soldados. As bandas militares dos diversos exércitos se distinguiam uma das outras pelos instrumentos mais característicos de sua cultura, como a gaita de fole, na Escócia, e os Pífaros, na Alemanha.
A Banda de Música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada foi criada no ano de 1981, tendo como finalidade principal o atendimento às organizações militares diretamente subordinadas à Brigada, formando em seus integrantes o espírito cívico e contribuindo para elevar o moral da tropa com seus acordes que vão do dobrado ao clássico.

Atualmente, a Banda de Música da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada está sob a regência do 2º Tenente Marcílio Colman, auxiliado pelo 1º Sargento Pinheiro.

Mais informações sobre o evento no Cine Teatro Fênix pelo 3423-2944.

Repertório

- MARCHA MILITAR GIBRALTAR
 CHÁ CHÁ CHÁ FOR BAND
HEY  BROTHER
- PETIT FLEUR
- TRENZINHO CAIPIRA- NEW IMAGE
Y  LOVE YOU BABE
- A PRIMEIRA VEZ
- THE DAM BUSTERS
- AFIRMATION
- SEPTEMBER
ALÉM DO HORIZONTE
PROMOÇÃO 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada30º Batalhão de Infantaria Mecanizado Fundação Cultural e de Turismo Prefeitura da Cidade de Apucarana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços