Estudo sobre concreto armado ganha versão atualizada


Depois de mais de treze anos, três revisões, várias reimpressões e cerca de dezoito mil exemplares vendidos, o livro 'Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado' chega a sua quarta edição pela EdUFSCar. Os engenheiros civis Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho mantiveram o formato e a sequência das edições anteriores e, para facilitar o uso e aplicação dos assuntos contidos, criaram adendos (para cada capítulo) em que reúnem as fórmulas empregadas. Uma revisão ampla do texto e exercícios foi realizada para adaptar o conteúdo às prescrições da norma ABNT NBR 6118, de 2014, contemplando o cálculo de elementos em que se usa concreto de classes C50 a C90.
Fruto da experiência acadêmica dos dois autores em diversas instituições de ensino em cursos de graduação, pós-graduação e especialização, principalmente na UFSCar, e da vivência adquirida com a participação em inúmeros projetos de estruturas de concreto, a obra continua sendo um livro didático destinado a alunos de cursos de engenharia civil e a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos no cálculo e detalhamento de estruturas de concreto armado, apresentando fundamentos teóricos básicos acompanhados de exemplos práticos.
Em sete capítulos, contém um resumo das principais características mecânicas dos materiais, concreto e aço, assim como noções sobre composição de sistemas estruturais de concreto armado. São estudadas as lajes constituídas por nervuras pré-moldadas e desenvolvida a teoria do estado limite último de esgotamento da capacidade resistente para seções transversais submetidas à flexão simples normal. Traz também o detalhamento da armadura longitudinal na seção transversal e ao longo da viga, com a teoria do estado limite último de esgotamento da capacidade resistente devido às solicitações tangenciais, oferecendo, juntamente, o detalhamento da armadura transversal. E por fim, são estudadas a teoria e os processos de cálculo de lajes maciças à flexão e o detalhamento da armadura resultante.
Sobre os autores Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho são engenheiros civis. O primeiro formado pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o segundo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, instituição em que ambos também obtiveram tanto o mestrado quanto o doutorado. Ao longo de suas carreiras, os autores lecionaram em várias instituições de ensino de Engenharia Civil nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, tendo atuado também como profissionais na elaboração de diversos projetos estruturais. Atualmente, os autores integram o corpo docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, com atuação nos cursos de graduação em Engenharia Civil e de pós-graduação em Construção Civil.
Título: Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: segundo a NBR 6118:2014Autores: Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho
Número de páginas: 416
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 72,00
ISBN: 978-85-7600-356-4

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços