Mês do idoso chama atenção para os programas municipais



Prefeitura disponibiliza Programa de Atendimento a Idosos em Situação de Violência ou Vulnerabilidade, além de disque denúncia e outros serviços


Amanhã (1°), Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Londrina dará início às comemorações em homenagem aos centenários e ao mês dedicado às pessoas com mais de 60 anos. A solenidade que abre oficialmente as atividades será realizada no saguão da Prefeitura, às 10h.

Além de comemorar a data, a Secretaria Municipal do Idoso chama a atenção para os programas desenvolvidos em prol desse segmento e os serviços disponíveis na rede pública. De acordo com o último levantamento feito em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Londrina conta com 70 mil idosos.

Para atendê-los, a Prefeitura desenvolve programas intersetoriais através de um conjunto integrado de ações para a defesa de direitos, valorização e socialização da pessoa idosa, estímulo à leitura, ao esporte, dentre outros, visando possibilitar ao idoso londrinense um processo de envelhecimento em condições de dignidade, respeito e autonomia.

Combate à violência

Um destes programas é o Programa de Atendimento a Idosos em Situação de Violência ou Vulnerabilidade.  De janeiro a junho deste ano, a pasta registrou 1.864 casos de violência a pessoas acima de 60 anos. Destes, 360 são registros de novos casos e outros 1.504 são de pessoas que já sofreram algum tipo de agressão. Todos estão sendo acompanhados pela rede de serviços. Segundo a gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Fábia Bera Perez, o registro desses casos é feito através de denúncias.

Elas são recebidas por meio de atendimento presencial ou ligações feitas à Secretaria Municipal do Idoso, nas Unidades Básicas de Saúde, sedes dos atendimentos da Secretaria de Assistência Social, telefonemas ao Disque Idoso Paraná, ao Disque Direitos Humanos, pessoalmente à Rede de Serviços da Saúde e da Assistência Social e ao Ministério Público.

Tipos de violência

A maior parte das denúncias refere-se a casos de abandono, negligência, exploração financeira, violência física, psicológica, sexual e exploração múltiplas (quando há mais de uma violência associada), respectivamente. A Secretaria do Idoso também recebe informações sobre casos de conflitos familiares e solicitações de vagas em Instituições de Longa Permanência.

Telefones para denúncia

Secretaria Municipal do Idoso – 3372-4453 ou 3372-4169 ou 3372-4503
Disque Idoso Paraná - 0800 41 0001
Disque Direitos Humanos – 100

Ações de Combate

De acordo com Fábia, depois de receber a denúncia, os profissionais da rede municipal realizam uma visita domiciliar à vítima, a seus familiares e aos agressores. Todos são orientados sobre os direitos dos idosos, o Estatuto do Idoso, e as implicações legais dos casos de agressão. 

Os técnicos da Secretaria do Idoso também fazem uma análise do histórico de saúde da vítima e dos atendimentos realizados nos serviços municipais como, por exemplo, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelas UBS.

Além de trabalhar ativamente no cerne da ocorrência da violência, a gerente de Atenção à Pessoa Idosa disse que os técnicos da Prefeitura também visitam escolas e instituições públicas e privadas para ministrar palestras educativas e de conscientização e combate à violência.

No Programa de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa a meta é promover ações articuladas junto à rede de serviços nas diversas políticas públicas, que permitam intervenção técnico, política e financeira para o enfrentamento da violência e exploração à pessoa idosa. Para isso, a secretaria monitora e avalia as Instituições de Longa Permanência para Idosos em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Outra ação importante da Secretaria do Idoso são os trabalhos voltados à valorização da pessoa idosa na sociedade, à defesa e à promoção dos direitos desse público que são desenvolvidos nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa da Região Leste (CCI Leste) e da Região Oeste (CCI Oeste). Eles oferecem atividades mensais de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços