Radar Meteorológico de Lontras começa a abastecer Defesa Civil com imagens em tempo real

O Radar Meteorológico do Estado começou oficialmente nesta terça-feira, 30, a abastecer os sites da Defesa Civil e da Epagri/Ciram com imagens em tempo real. O novo serviço permitirá que a população também tenha acesso aos modelos produzidos pelo equipamento.

Foto: James Tavares/Secom

O lançamento da ferramenta foi realizado em ato da sede da Defesa Civil, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira, com a presença do governador do Estado em exercício, desembargador Nelson Schaefer Martins; do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Mortatelli; e do presidente da Epagri, Luiz Hessmann; entre outras autoridades.
O desembargador Schaefer apontou o início da transmissão das imagens como uma grande conquista para a proteção da população e das empresas de Santa Catarina na área de Defesa Civil. “Com este novo radar, teremos a previsão dos fenômenos climáticos para mais de 70% do território catarinense. Santa Catarina é um dos estados mais assolados pelas alterações climáticas na América Latina, temos enchentes, vendavais, granizos e outras situações que causam prejuízos à economia e, principalmente, à vida das pessoas. Com as imagens do radar, poderemos prever com tempo suficiente as situações mais relevantes, e as populações, as empresas e o Estado serão avisados em tempo para garantir a segurança de todos”, destacou o governador em exercício.
O secretário Moratelli lembrou que o radar soma-se a uma rede de informações já existente de previsão e gerenciamento de eventos adversos em Santa Catarina. “Com o novo radar, vamos ter muito mais segurança na informação para gerenciar nossas ações, como, por exemplo, retirar famílias de áreas de risco em caso de previsão de enchente”, explica.
O Radar Meteorológico
O equipamento, adquirido nos Estados Unidos e instalado na cidade de Lontras, no Vale do Itajaí, é resultado de R$ 10 milhões em investimentos do Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec).
A cobertura do equipamento é de 77% do território catarinense. São 191 municípios monitorados pelo radar. Apenas parte do Sul e do Oeste ficaram sem cobertura, mas serão atendidos, nesse primeiro momento, por outros equipamentos de Estados vizinhos, por meio de uma parceria já existente.
Para o trabalho de monitoramento, a Defesa Civil de Santa Catarina conta com técnicos que passaram por uma formação junto aos profissionais que vieram dos Estados Unidos. Os meteorologistas da Epagri/Ciram também vão operar com as imagens. Elas são geradas automaticamente de Lontras para Florianópolis de forma remota, sem a necessidade de ter profissionais na torre do radar. O equipamento poderá prever, por exemplo, o volume de chuva, o risco de queda de granizo e outras ações do tempo.
O radar está instalado em um prédio de 25 metros (oito andares). A montagem do equipamento começou no primeiro semestre de 2014 e foi concluída em junho. Em julho, foram realizados os testes de envio das imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança