Radar Meteorológico de Lontras começa a abastecer Defesa Civil com imagens em tempo real
Foto: James Tavares/Secom
O lançamento da ferramenta foi realizado em ato da sede da Defesa Civil, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira, com a presença do governador do Estado em exercício, desembargador Nelson Schaefer Martins; do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Mortatelli; e do presidente da Epagri, Luiz Hessmann; entre outras autoridades.
O desembargador Schaefer apontou o início da transmissão das imagens como uma grande conquista para a proteção da população e das empresas de Santa Catarina na área de Defesa Civil. “Com este novo radar, teremos a previsão dos fenômenos climáticos para mais de 70% do território catarinense. Santa Catarina é um dos estados mais assolados pelas alterações climáticas na América Latina, temos enchentes, vendavais, granizos e outras situações que causam prejuízos à economia e, principalmente, à vida das pessoas. Com as imagens do radar, poderemos prever com tempo suficiente as situações mais relevantes, e as populações, as empresas e o Estado serão avisados em tempo para garantir a segurança de todos”, destacou o governador em exercício.
O secretário Moratelli lembrou que o radar soma-se a uma rede de informações já existente de previsão e gerenciamento de eventos adversos em Santa Catarina. “Com o novo radar, vamos ter muito mais segurança na informação para gerenciar nossas ações, como, por exemplo, retirar famílias de áreas de risco em caso de previsão de enchente”, explica.
O Radar Meteorológico
O equipamento, adquirido nos Estados Unidos e instalado na cidade de Lontras, no Vale do Itajaí, é resultado de R$ 10 milhões em investimentos do Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec).
A cobertura do equipamento é de 77% do território catarinense. São 191 municípios monitorados pelo radar. Apenas parte do Sul e do Oeste ficaram sem cobertura, mas serão atendidos, nesse primeiro momento, por outros equipamentos de Estados vizinhos, por meio de uma parceria já existente.
Para o trabalho de monitoramento, a Defesa Civil de Santa Catarina conta com técnicos que passaram por uma formação junto aos profissionais que vieram dos Estados Unidos. Os meteorologistas da Epagri/Ciram também vão operar com as imagens. Elas são geradas automaticamente de Lontras para Florianópolis de forma remota, sem a necessidade de ter profissionais na torre do radar. O equipamento poderá prever, por exemplo, o volume de chuva, o risco de queda de granizo e outras ações do tempo.
O radar está instalado em um prédio de 25 metros (oito andares). A montagem do equipamento começou no primeiro semestre de 2014 e foi concluída em junho. Em julho, foram realizados os testes de envio das imagens.
Comentários
Postar um comentário