Seind e Cooperação GIZ firmam parceria por dois anos

Foto - Arquvo-Seind
Foto - Arquvo-Seind
A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) terá apoio efetivo da Cooperação Alemã GIZ, nos próximos dois anos, para ações realizadas por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai). A parceria foi firmada durante reunião realizada em Brasília e contou com a participação do secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa.
Com o apoio, a secretaria ganha mais um aliado na execução do Projeto de Gestão Ambiental Sustentável das Terras Indígenas do Amazonas, que é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e na efetivação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
“Simultaneamente ao projeto de gestão ambiental e a efetivação da PNGATI, essa parceria é importante para o fortalecimento institucional e técnico da Seind”, destacou o titular da pasta, Bonifácio José Baniwa.
Em 2013, a GIZ ajudou a Seind a elaborar o planejamento estratégico do órgão e até enviou um moderador a Manaus para assessorar a secretaria nas reuniões e oficinas que marcaram a construção das linhas de atuação do Comitê Gestor.
A oficina mais recente ocorreu no período de 3 a 7 deste mês de maio e abordou os “Fluxos, Processos e Procedimentos Técnicos e Administrativos da Seind”, com o objetivo de fazer com que o órgão avance em seu planejamento anual, agora com ênfase no Projeto de Gestão Ambiental Sustentável das Terras Indígenas do Amazonas.
Ainda em 2013, técnicos da GIZ coletaram informações sobre os projetos que hoje são executados, principalmente em comunidades indígenas do alto rio Solimões e Vale do Javari. Na ocasião, o objetivo foi verificar a possibilidade de parceria nas áreas da produção e comercialização de produtos das cadeias produtivas da castanha, pescado e artesanato.
Encauchados – Uma das metas era fazer com que essa mesma parceria também fosse estendida aos projetos de encauchados (produtos artesanais indígenas trabalhados com o látex), em Borba e São Gabriel da Cachoeira, e de babaçu, em Autazes (a 118 quilômetros de Manaus). A Seind tem incentivado os indígenas a trabalhar com o aproveitamento do látex na produção de peças artesanais, por meio do projeto que é executado pelo Polo de Proteção Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio).
Vale do Javari – Outro projeto de grande relevância e que tem chamado a atenção da GIZ é o de Fortalecimento do Arranjo Produtivo do Artesanato Indígena do Vale do Javari, que é executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com recursos são financiados pela Caixa Econômica Federal. Nesse caso, a parceria pode ajudar em ações como registro fotográfico e produção de catálogo, além da criação do Centro de Comercialização de Artesanato, previsto para Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus) e em execução por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade