Iniciativa do Estado inspira criação do Dia Nacional de Contratação para Pessoas com Deficiência


FABYOLA COUTINHO
Em 2012, o Governo do Estado criou o projeto de realização de um dia especial para contratação de pessoas com deficiência. Os resultados alcançados nas várias edições do projeto levaram o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a adotar a iniciativa e promover o Dia D Nacional para Pessoas com Deficiência e Reabilitados.
Mais um Dia D será realizado no dia 29 de maio, na sede do Sine Estadual. Na oportunidade, pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser encaminhadas às vagas de trabalho. O reabilitado é aquele que cumpriu o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS, sendo emitido um certificado que lhe garante esta condição.
As empresas por sua vez estarão à disposição para contratação e preenchimento das vagas disponibilizadas para este público. A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos.
O Dia D Nacional é uma ação realizada em parceria com governos estaduais, o INSS/MPS, o Ministério das Cidades, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O Sine Estadual funciona das 7h30 às 17h. O órgão está localizado na Rua Baltazar Navarros, esquina com Av. General Valle, bairro Bandeirantes. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 65 3613-2100.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços