Seplan abre 18 vagas para Comissão Setorial de Avaliação de Documentos
Estão abertas vagas para integrantes da Comissão Setorial de
Avaliação de Documentos (CSAD), da Secretaria de Planejamento e
Orçamento (Seplan). São 18 vagas entre titulares e suplentes.
Interessados devem entrar em contato, até 30 de maio, com o presidente
da Comissão, Roberson Olivieri, pelo ramal 6194 e pelo e-mail
csad@seplan.df.gov.br. O resultado sairá no início de junho.
Criada em 2003 e subordinada à Comissão Central de Arquivo (CCA), a CSAD tem a função de analisar e propor soluções para racionalizar e modernizar o processo de produção documental na Seplan, contribuindo para a definição de uma política governamental nessa área. Para isso, pode contar com até nove membros titulares e nove suplentes, com renovações anuais.
A participação na CSAD é aberta a profissionais de todas as unidades da Seplan e de qualquer área de formação, desde arquivistas e administradores a advogados, contadores, historiadores, entre outros. "Os documentos produzidos abrangem diversas áreas de conhecimento e quanto mais diversificada for a Comissão, melhor a definição sobre os procedimentos a serem adotados", explica Olivieri.
Segundo o presidente da CSAD, a definição a respeito dos novos integrantes da Comissão terá como base o compromisso e a disponibilidade para esse trabalho. "Embora não seja uma ação remunerada, a participação do servidor em comissões de trabalho conta para promoção e progressão funcional", lembra ele.
Na avaliação de Roberson, a otimização da gestão documental contribui para preparar a Seplan para a nova realidade na administração pública que, além da garantia de acesso à informação, envolve processos informatizados e pensados para a eliminação do uso do papel.
O presidente da CSAD lembra, por exemplo, que o DF foi a primeira unidade da Federação a aderir ao Processo Eletrônico Nacional - Sistema Eletrônico de Informações (PEN-SEI) – adotado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e que será implantado nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Os pilotos estão sendo desenvolvidos com o Corpo de Bombeiros e o Arquivo Público. "A CSAD tem colaborado com os debates que visam ao aperfeiçoamento do sistema para uso no âmbito da Seplan", disse.
Para outra integrante da CSAD e responsável pelo Núcleo de Arquivo Temporário, Lucirene Almeida Carneiro, o trabalho da Comissão se estende à sociedade. "A gestão documental adequada garante agilidade na garantia do acesso à informação", avaliou.
Entre as ações desenvolvidas no período de abril de 2013 a março de 2014 – que compreende a atual gestão – a CSAD promoveu um amplo diagnóstico sobre os arquivos documentais da Seplan. O levantamento apontou, por exemplo, que a Secretaria conta com mais de 33,4 mil caixas de documentos, dos quais cerca de 60% são passíveis de eliminação.
Criada em 2003 e subordinada à Comissão Central de Arquivo (CCA), a CSAD tem a função de analisar e propor soluções para racionalizar e modernizar o processo de produção documental na Seplan, contribuindo para a definição de uma política governamental nessa área. Para isso, pode contar com até nove membros titulares e nove suplentes, com renovações anuais.
A participação na CSAD é aberta a profissionais de todas as unidades da Seplan e de qualquer área de formação, desde arquivistas e administradores a advogados, contadores, historiadores, entre outros. "Os documentos produzidos abrangem diversas áreas de conhecimento e quanto mais diversificada for a Comissão, melhor a definição sobre os procedimentos a serem adotados", explica Olivieri.
Segundo o presidente da CSAD, a definição a respeito dos novos integrantes da Comissão terá como base o compromisso e a disponibilidade para esse trabalho. "Embora não seja uma ação remunerada, a participação do servidor em comissões de trabalho conta para promoção e progressão funcional", lembra ele.
Na avaliação de Roberson, a otimização da gestão documental contribui para preparar a Seplan para a nova realidade na administração pública que, além da garantia de acesso à informação, envolve processos informatizados e pensados para a eliminação do uso do papel.
O presidente da CSAD lembra, por exemplo, que o DF foi a primeira unidade da Federação a aderir ao Processo Eletrônico Nacional - Sistema Eletrônico de Informações (PEN-SEI) – adotado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e que será implantado nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Os pilotos estão sendo desenvolvidos com o Corpo de Bombeiros e o Arquivo Público. "A CSAD tem colaborado com os debates que visam ao aperfeiçoamento do sistema para uso no âmbito da Seplan", disse.
Para outra integrante da CSAD e responsável pelo Núcleo de Arquivo Temporário, Lucirene Almeida Carneiro, o trabalho da Comissão se estende à sociedade. "A gestão documental adequada garante agilidade na garantia do acesso à informação", avaliou.
Entre as ações desenvolvidas no período de abril de 2013 a março de 2014 – que compreende a atual gestão – a CSAD promoveu um amplo diagnóstico sobre os arquivos documentais da Seplan. O levantamento apontou, por exemplo, que a Secretaria conta com mais de 33,4 mil caixas de documentos, dos quais cerca de 60% são passíveis de eliminação.
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