Encontro reúne gestores de bibliotecas em Cuiabá


CAMILA PAULINO
Segue até sexta-feira (23) o Encontro de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. O evento começou nessa terça-feira (20) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e traz na programação cursos e palestras para gestores de bibliotecas mato-grossenses. Mais de 40 profissionais de todo o estado participam.

O Encontro, que acontece anualmente, visa fortalecer e fomentar a leitura nos municípios. ''A Secretaria de Estado de Cultura está de portas abertas para receber esses profissionais e o nosso estado merece atenção neste sentido, porque a leitura é muito importante e nós precisamos avançar'', destacou o secretário de Cultura, Fabiano Prates, durante a abertura do evento.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, Cristina Rodrigues, falou sobre o projeto ''Mais Bibliotecas'' que foca reabrir, fortalecer e criar bibliotecas em todo o País, além de construir diretrizes para promover ações e projetos voltados ao desenvolvimento deste setor. “O nosso foco é mobilizar os gestores para que as bibliotecas que estão fechadas sejam reabertas, e nas cidades que já possui, incentivar a leitura e procura pelas pessoas”, disse Cristina.

No país há em torno de 6.062 Bibliotecas Públicas. A intenção é aumentar este número. Em Mato Grosso o percentual é considerado positivo já que há pelo menos uma biblioteca em cada município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços