Primeiro de 60 novos trens chineses chega ao Rio de Janeiro

Composições vão representam um aumento de 576 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio


Com quatro meses de antecedência, chegou nesta quarta-feira (21/5), ao Porto do Rio o primeiro dos 60 novos trens comprados pelo Governo do Estado para operar nos ramais da SuperVia. A composição se somará aos outros 30 veículos chineses entregues pelo Estado à população em 2012. Os novos 60 trens vão representar um aumento de 576 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio. Com financiamento do Banco Mundial, o governo estadual investiu US$ 306 milhões na aquisição dos novos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC.

Os trens contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. Os interiores são mais amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento. A licitação foi considerada a mais rápida da história do Banco Mundial, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina.

De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, quatro novos veículos chegarão mensalmente até agosto de 2015.

– Estive na China para acompanhar o processo de fabricação das composições e fiquei impressionado com a qualidade da fábrica. Quando chegamos ao governo, só existiam 10 trens com ar-condicionado. Hoje, temos 100. Vamos chegar a dezembro com 150 trens com ar-condicionado e até o primeiro semestre de 2015 com toda a frota renovada. A SuperVia transportava cerca de 340 mil passageiros, agora já são mais de 640 mil. Com os investimentos, essa marca chegará a 1 milhão no ano que vem – afirmou o governador.

Segundo a secretária de Transportes, Tatiana Carius, em virtude da economia gerada com a licitação, considerada satisfatória em termos de preço e prazo, o Estado vai aditivar o contrato para aquisição de mais 10 trens e fazer uma nova comprar de mais 12.

– Este é um momento revolucionário para o transporte ferroviário no estado. O processo foi iniciado com a chegada dos 30 trens, que já estão em operação, e propiciaram quase o dobro do número de passageiros transportados. Com a economia gerada, o Estado vai comprar mais composições. Com estas aquisições, somadas aos 10 trens coreanos pagos pelo governo, os 30 em operação e os 20 nacionais, adquiridos pela SuperVia, vamos chegar a mais de 142 novos trens. A gestão atual começou, em 2007, com uma visão revolucionaria do transporte de passageiros. Nunca antes houve um investimento desta magnitude. Foram mais de R$ 1 bilhão em investimentos – disse a secretária.

O segundo lote, com quatro trens, já está atravessando o Atlântico a caminho do Rio, assim como o terceiro, que está sendo embarcado na China. O cronograma de entregas prevê desembarques de pelo menos um lote por mês.

Modernização da frota

Em 2007, a SuperVia operava com uma média diária de 325 mil passageiros por dia, e apenas 10 trens refrigerados. Atualmente o sistema conta com 100 trens com ar condicionado, 65% da frota, atingindo picos de 640 mil passageiros por dia. Os investimentos na modernização da frota, também por parte da concessionária, vão permitir ao Estado encerrar o ano com 85% da frota equipada com ar-condicionado. Até o fim de 2015, a meta é atingir 100% dos trens refrigerados.

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