Mães com dificuldades de amamentar terão atendimento psicológico no Hmib

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) inicia, nesta quarta-feira (21), suporte psicológico sobre a amamentação por meio do Grupo de Apoio à Maternidade e Paternidade (Gamp). O primeiro encontro será uma roda de conversa, às 14h30, no Centro Pedagógico do hospital.

Para a psicóloga responsável pelo grupo, Clarissa Kahn, a gestação e o pós-parto ainda são vistos pela sociedade como um momento em que não é possível expressar sofrimento, angústias e ansiedades. A mulher desenvolve um sentimento de culpa por não estar conseguindo amamentar e é pressionada pela família e amigos, com isso, acaba não tendo o apoio emocional que precisa.

"Esse grupo tem o objetivo de proporcionar um espaço de escuta que possa permitir apoio psicológico, troca com as outras mães e pais, e o acesso às informações corretas sobre os assuntos", explicou Clarissa.

Ainda segundo a psicóloga, com o grupo, espera-se a construção de uma rede de apoio saudável para as mães e pais abordarem livremente os temas que mais causam confusão após o parto, como o ganho de peso do bebê, a pegada correta durante a amamentação e a livre demanda.

O encontro será presencial e ocorrerá uma vez por mês. As interessadas devem encaminhar e-mail para gamphmib@gmail.com. As vagas são destinadas preferencialmente às mulheres que foram ou são doadoras de leite e participantes do grupo Chá de Parto, do HMIB.

Além dos encontros presenciais, será mantido um grupo virtual por meio do e-mailgamphmib@googlegroups.com. "Ainda temos a internet com muitas informações não baseadas em evidências científicas que mais atrapalham do que ajudam, deixando a mãe (e a família) mais confusa" finalizou Clarissa.

PARA TIRAR DÚVIDAS – O Chá de Parto é um projeto que tem como objetivo tirar dúvidas, trocar experiências e explicar às gestantes e aos acompanhantes os recursos que facilitam o nascimento do bebê e as terapias que controlam o medo, ansiedade e dor durante o parto.

Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h. Em cada oficina serão abordados temas diferentes. Qualquer mulher que esteja grávida pode participar, basta se inscrever pelo e-mail chadeparto@gmail.com ou ligar para o número:  9211-0681.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade