Capital terá congresso sobre resíduos sólidos


De catador a financiador, a apresentação de tecnologias e práticas para consolidar metas nacionais de reciclagem

foto/divulgação: Divulgação/ Comcap

Logo oficial Congresso

O 2º Congresso Técnico Brasil-Alemanha, que ocorre em Florianópolis, nos dias 27 e 28 de maio, vai apontar para tecnologias e práticas que permitirão consolidar as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O diretor de Operações da Comcap, Marius Bagnati, informa que o evento terá 10 palestrantes alemães e 20 de renome nacional.

“O escopo deste 2º Congresso Técnico Brasil-Alemanha para Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos abrange de catadores a financiadores, passando por experiências municipais, organizações alemãs de alta tecnologia e órgãos licenciadores brasileiros”, afirma Bagnati.

Metas ousadas e prazos curtos

As metas nacionais são ousadas e os prazos curtos, por isso é preciso aplicar tecnologias que permitam a recuperação de até 84% dos resíduos sólidos hoje aterrados. Em Florianópolis, por exemplo, onde a coleta seletiva de materiais recicláveis conta mais de duas décadas, são recolhidos de forma separada na porta dos domicílios 6,5% do total de resíduos coletados. A meta da Prefeitura de Florianópolis é chegar a 10% este ano e a 20% em 2015.

A Alemanha, compara Christiane Pereira, coordenadora da Universidade Técnica de Braunschweig e do Instituto CREED no Brasil, parceiros da Comcap e da Prefeitura de Florianópolis na organização do evento, recupera mais de 60% dos resíduos e, em alguns segmentos como o de papel e de metal, a coleta nem precisa mais da intervenção dos municípios. A coleta e reciclagem desses materiais já se tornaram atividades sustentáveis para operadores privados, desonerando os custos públicos com logística e recolhimento.

Hoje, inclusive, em razão da dependência dos preços de energia, o valor dos reciclados tem aumentado bastante na Europa, conforme adiantou o professor Klaus Fricke, em encontros preparatórios para o 2º Congresso Técnico. O palestrante é autoridade mundial em reciclagem, responsável pela implantação da coleta seletiva na Alemanha em 1983 e de outras 100 plantas de tratamento de resíduos. É consultor de três ministérios alemães e também atua no Brasil.

Fração de orgânicos deve começar a ser reciclada

No Brasil, é preciso reparar que as tecnologias já estão disponíveis e acessíveis, observa Bagnati. Daí a relevância do congresso, cuja primeira edição ocorreu em Jundiaí, São Paulo. Nesta segundo evento em cooperação com a Alemanha, a recuperação de resíduos orgânicos é o gancho central dos debates. “Hoje, metade do lixo aterrado no Brasil é composta por resíduos orgânicos. Está na hora de essa fração úmida passar a ser tratada como reciclável, assim como a fração seca composta de metais, papéis, vidros e plásticos”, propõe Bagnati.

Não há nenhuma capital brasileira que tenha a coleta diferenciada e a reciclagem de orgânicos prevista como política pública, apenas pequenas experiências de compostagem em geral em parceria com organizações civis.

Palestrantes

Klaus Fricke

Formado em Geologia, doutor em Engenharia, professor catedrático e pesquisador da TUBS (Universidade Técnica de Braunschweig), diretor de Departamento de Resíduos Sólidos e Recursos naturais, presidente do CREED, vice-presidente da RETECH, editor da revista técnica MUELL und ABFALL, atua há mais de 30 anos em gestão de resíduos na Alemanha e em outros continentes, foi responsável pela implantação, em 1983, da coleta seletiva e compostagem de orgânicos na Alemanha.

Autor de diversas publicações técnicas, tem participação como assessor técnico do Governo Alemão pelos Ministérios de Educação e Pesquisa, de Cooperação e de Meio Ambiente. Trabalhou no Brasil como consultor em projetos da ANEEL e Caixa Econômica Federal, para prefeituras. Coordena o curso de mestrado em Engenharia Urbana ministrado pela cooperação PUC e TUBS.

Silvano Silverio

Engenheiro Civil pela FUMEC, Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos hídricos pela UnB, especialista em infraestrutura do Governo Federal. Presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Foi secretário nacional de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente. Diretor de ambiente urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. Possui artigos em livros e revistas sobre saneamento básico.

Confira programação e palestrantes em:

http://www.congressobrasilalemanha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços