Secretário garante apoio à Festa do Divino


Evento acontece do dia 25 de maio a 08 de junho no centro de Cuiabá

CAMILA PAULINO
O secretário de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates recebeu nesta semana em seu gabinete o Imperador da festa do Divino de 2014, Fábio Martins Defanti, com alguns organizadores do evento e o secretário-adjunto de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Thiago França. Na ocasião o grupo conversou sobre a programação e comemorações previstas para este ano.
 
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), em parceria com a SMTU, dará suporte e apoio ao evento. Neste ano a programação começa no dia 25 de maio a partir das 18h com o Cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano na Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá, às 18h30 terá a Santa Missa e ao final, por volta das 19h30, o levantamento da Bandeira do Divino.
 
No dia 26 os festeiros começarão a visitar as casas com a bandeira do Divino. As visitas acontecem durante todo o dia e prosseguem até o encerramento da festa. Às 18h30 ocorre a Santa Missa e, a partir das 19h, inicia-se na Catedral a novena que segue até o dia 05 de junho.

No dia 06, às 21h, haverá o baile de gala dos festeiros no Cenarium Rural. Dia 07, a partir das 19h30, acontece a vigília de Pentecostes na Catedral. E o encerramento da festa será dia 08 com a seguinte programação: a partir das 16h Santa Missa seguida de procissão e, por último, quermesse na Praça da República com apresentações artísticas e culturais, além de comidas típicas mato-grossenses.

Esta é considerada uma das manifestações religiosas mais tradicionais de Mato Grosso cujas celebrações acontecem desde os tempos do Império. O secretário Fabiano Prates aponta que, diante da relevância desta festa para todos os mato-grossenses, a SEC/MT dará o apoio necessário para a realização do evento. “Esta é uma verdadeira manifestação cultural do povo cuiabano que vai além de uma celebração religiosa porque preserva as raízes e tradições do nosso estado”, afirma Fabiano.

A secretária-adjunta Maria Helena Caramello também participou do encontro. Thiago França disse que a SMTU organizará o tráfego no entorno da Praça da República durante o evento.

O imperador deste ano, Fabio Martins Defante, conta que a maior alegria em participar desta festa é poder promover a evangelização e interação entre as pessoas. “Cada ano é escolhido um imperador e uma imperatriz e me sinto honrado por ter sido o escolhido desta vez e assim poder representar esta festa maravilhosa que movimenta o comércio, agrega valor cultural e promove a evangelização que, certamente, é de onde colhemos mais frutos”, diz Fábio.

História - A festa católica celebra a terceira pessoa da Santíssima Trindade para demonstrar a importância de manter a devoção no Espírito Santo. De acordo com registros históricos, a festa do Divino Espírito Santo começou a ser festejada em Portugal no início do século XIV. As celebrações surgiram no Brasil no período colonial, durante o reinado de Dom João VI. No século XVII e se espalhou por todas as colônias portuguesas. A Festa do Divino tornou-se tradicional em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30 a Festa do Divino foi unificada e na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem às imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.

Apesar de manter as raízes desta festa tradicional, algumas adaptações regionais foram inseridas, a exemplo da participação de artistas regionais e a venda de comidas típicas mato-grossense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade