Concurso para a SMDU acontece ainda este ano
Objetivo é recuperar a capacidade de planejamento e fiscalização do Município
Nos próximos meses, a Prefeitura da Capital estará realizando concurso público para a contratação de 100 novos servidores, que passarão a atuar na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram). A elaboração das provas estará a cargo da Fundação Getulio Vargas, uma das mais conceituadas do país neste quesito.
“Não basta ter um bom Plano Diretor e nem uma legislação firme se a capacidade de fiscalizar, analisar projetos e antecipar constantemente o planejamento da cidade estiver comprometida”, destaca Dalmo Vieira Filho, secretário da SMDU.
O último concurso do gênero realizado no âmbito da SMDU e IPUF aconteceu há mais de 30 anos. Neste mesmo período, a população de Florianópolis mais do que dobrou de tamanho, o que implicou em novas ocupações e construções.
“A entrada destes novos servidores representa o resgate das condições de ofertar à cidade uma melhor capacidade de fiscalização, planejamento e viabilização de projetos”, avalia Dalmo.
Ele lembra, ainda, que também a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), ligada à SMDU, passará a contar com um maior efetivo de fiscais. Com isso a expectativa é de que ações de combate ao comércio ilegal ou de produtos clandestinos seja ainda mais eficaz do que atualmente. “Será um reforço à nossa equipe”, afirma o secretário.
Entre as vagas a serem preenchidas, 65 serão destinadas aos profissionais de Arquitetura e de Engenharia Civil. As demais serão destinadas às áreas de Engenharia Sanitária Ambiental, Administração, Biblioteconomia, Geografia, Geologia, Fiscalização de Meio Ambiente, Fiscalização de Serviços Públicos e Agrimensura.
A previsão inicial é de que a abertura das inscrições aconteça ainda na segunda quinzena do próximo mês. Já as provas deverão acontecer antes do final do ano. “Há muito trabalho pela frente, e a cidade não pode mais esperar”, destaca Dalmo Vieira Filho.
Comentários
Postar um comentário