Veja as prioridades dos moradores das regionais Boqueirão e Tatuquara

A última fase do programa de consultas públicas Fala Curitiba foi aberta na noite desta segunda-feira (30/7) com os moradores das regionais Boqueirão e Tatuquara. Nos encontros finais, os participantes escolhem até cinco prioridades entre os pedidos apontados pela própria população nas etapas anteriores do programa.
Na consulta pública da Regional Boqueirão, realizada na Rua da Cidadania, foram escolhidas as seguintes prioridades: campanha de conscientização dos cidadãos sobre a responsabilidade de execução e manutenção das calçadas (97 votos); projeto viário de abertura do ferro velho da região, o que possibilitará que a Rua Anne Frank faça ligação direta com a Wilson Dacheux Pereira (115 votos); binário das ruas Professor João Soares Barcelos e Oliveira Viana (107 votos); ampliação do quadro de recursos humanos nas unidades de saúde (106 votos); treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários das unidades de saúde (99 votos).
No Fala Curitiba da Regional Boqueirão foram 564 votos online e 365 votos presenciais. O morador Salêncio Arnt defendeu mais investimentos na Praça Padre Agostinho Legrós, onde pratica bocha com amigos. A demanda não ficou entre as cinco mais votadas da regional, mas segue para análise e possível implementação por parte da Prefeitura.
Arnt ficou feliz com a eleição de realização de campanhas educativas sobre uso e conservação das calçadas. “As calçadas são um perigo, principalmente para nós, os mais velhos. Que bom que essa questão da campanha foi eleita, precisamos”, disse ele.
No Tatuquara, a consulta pública contou com 201 votos online e 267 votos presenciais. Foram eleitas as seguintes demandas: campanha de orientação nas casas dos moradores para evitar o despejo de lixo nas valas (49 votos); execução do projeto para a implantação de ponte de ligação entre as ruas Angelo Tozim e Davi Rogos Schimitz (49 votos); intensificação das rondas de segurança nas linhas de ônibus Rio Bonito/CIC e Rio Bonito/Pinheirinho das 5h às 6h e também das 22h às 23h (49 votos); rondas de segurança nas proximidades do ponto final da linha Rio Bonito/CIC e região (52 votos); reposição do quadro de recursos humanos (médico, enfermeiro, dentista, auxiliares) para as unidades de saúde (64 votos).
Além disso, o anúncio da breve licitação para a construção do Terminal do Tatuquara deixou os moradores contentes, como foi caso do casal Neuza Pacheco dos Santos e Camilo José Ribeiro. Ex-moradores da Vila Ludovica, eles deixaram o local por conta da falta de estrutura e pavimentação, mas agora pretendem voltar. “Temos vindo nos encontros aqui da regional e muita coisa tem sido feita, como esse terminal, que vai ser muito bom. Aqui era tudo mato, estávamos isolados de tudo, agora está ficando melhor”, comentou Camilo.
O que está sendo feito
Das 52 demandas eleitas pela população no Fala Curitiba do ano anterior, 43 já foram encaminhadas e nove estão em análise.
Na Regional Boqueirão, as demandas já encaminhadas são: incremento do efetivo de guardas e viaturas, aumento do policiamento e rondas no bairro e integração com órgãos de segurança pública; obra de galeria de águas pluviais na Rua Tenente Tito Teixeira de Castro, entre Rua das Carmelitas e Rio Belém; melhoria da iluminação do Bosque Reinhard Maack, próximo ao grupo de escoteiros Pindorama; troca gradativa de lâmpadas, para maior eficiência de iluminação; e o estudo e replanejamento das vias próximo ao viaduto de São José dos Pinhais.
Na Regional Tatuquara já foram encaminhadas: reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Caximba; garantia de medicamentos e insumos conforme a demanda de cada unidade de saúde; e implantação do terminal de transporte no Tatuquara.
Como funciona
O processo da consulta pública do Fala Curitiba é igual em todas as regionais. Às 19h é dado início ao encontro. Em seguida, são apresentadas a composição da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e como funciona o programa.
Após as apresentações é disponibilizada uma cédula de votação para cada cidadão presente, com até 20 opções apontadas pela população nas fases anteriores do programa. Na sequência o debate é aberto e os moradores podem defender e pedir voto publicamente para a demanda que acharem necessária.
Por fim, todos os votos registrados no evento são somados aos votos feitos pelo site do Fala Curitiba.

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