Editora Argos lança duas obras durante a ABRALIC 2018

O evento acontece em Uberlândia/MG


Notícia por ABEU
Editora Argos lança duas obras durante a ABRALIC 2018
De 30 de julho a 3 de agosto acontece, no campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia/MG, a edição de 2018 do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Com o tema “Circulação, tramas e sentidos na Literatura”, a proposta do evento é reunir nomes da pesquisa e da literatura para debater.

A Editora Argos realizará o lançamento de duas obras durante a edição deste ano: “Leituras desauratizadas. Ensaios provisórios, tempos precários”, do autor João Cezar de Castro Rocha, organizada por Valdir Prigol, será lançada no dia 30 de julho, às 20h, no Saguão da Biblioteca. Já “E a literatura, hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias”, do autor Roberto Acízelo de Souza, será lançada dia 1º de agosto, às 18h30, no Saguão da Biblioteca.

“E a literatura hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias”: trata, segundo o autor, de “[...] questões literárias e sócio-político-culturais da atualidade – como o lugar da literatura e das humanidades na era da diversidade”. Trata também de “[...] problemas históricos, como as concepções de romances anteriores à consolidação do formato moderno do gênero.” A obra reúne alguns ensaios e entrevistas que abordam a perspectiva diversificada dos objetos estudados.  

“Leituras desauratizadas. Ensaios provisórios, tempos precários” reúne textos que o autor publicou nos últimos quatro anos sobre as leituras do mundo contemporâneo, sempre procurando entender os processos produtivos da nossa sociedade. “Atualmente vivemos uma situação difícil, onde é preciso transformar a precariedade cultural em estímulo intelectual”, afirma. João Cezar expõe nesse livro uma visão diferente para como se lê, a exemplo de obras anteriores, como em “Uma esquizofrenia produtiva: da prática a teoria”, que traz o sentido de que a leitura depende do leitor e a relação que ele faz com textos para haver uma compreensão. Os textos partem do princípio de olhar os outros lendo para mudarmos nossos hábitos, assim como abordam acerca da posição da leitura e dos gestos de todo leitor diante de um texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade