Livro da Eduff resgata trajetória do “Almirante do Povo” nos anos de chumbo

Livro conta história de um militar controverso no contexto da ditadura

Livro da Eduff resgata trajetória do “Almirante do Povo” nos anos de chumbo
A formação da história é dada a partir de uma disputa de interesses, com silenciamento de diversos personagens e fatos, contrários ao poder vigente. O Brasil não é exceção à regra e não são raros os assassinatos, perseguições e torturas cometidos durante a Ditadura Civil-Militar que permanecem esquecidos pela população. Como forma de trazer à tona uma figura de resistência ao regime, o historiador Anderson Almeida, professor da Universidade Federal de Alagoas, lança “...Como se fosse um deles”, resultado de sua dissertação de mestrado em História na UFF. Na obra, ele resgata a história de Cândido da Costa Aragão, conhecido como Almirante Aragão – um militar controverso e de muita relevância no contexto da ditadura.

Aragão morreu como anônimo, mas durante a vida foi conhecido pela sua resistência e apoio a Brizola e Jango, recebendo o apelido de “Almirante Vermelho”, pelos seus pares militares, e “Almirante do Povo”, pelos outros simpatizantes da esquerda. Aragão representava, de certa forma, uma ameaça à ordem e ao poder pré-estabelecido dos militares, por ser visto pelos seus admiradores como a esperança de uma Marinha menos elitista, alinhada às necessidades populares.

Segundo Almeida, a dificuldade em reconhecer nas práticas do regime ditatorial crimes contra a humanidade intensifica uma memória social cada vez mais presente no país. “O apelo ao poder centralizado, à ordem [...] a ojeriza à diversidade e o pavor à liberdade, são marcas de um tempo que teima em não passar”, explica. A função da história seria, portanto, justamente essa: problematizar noções comuns de determinado tempo e lembrar do que os outros querem esquecer.  Com uma linguagem mais leve, a fim de “superar os muros da academia”, é isso que a obra busca trazer para o leitor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços