Em Dia Mundial da Metrologia, Tecpar relembra trajetória na área em quase 30 anos


Nesta sexta-feira (20) comemora-se o Dia Mundial da Metrologia, a ciência das medições. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) atua na área desde 1988, atendendo empresas com uma gama de serviços que varia de calibração de equipamentos à validação de plantas.
O dia 20 de maio é o Dia Mundial da Metrologia porque foi neste dia, em 1875, que foi assinada a Convenção do Metro, que criou o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que estabeleceu a forma para manter a uniformidade das medições em todo o mundo.
O Tecpar atua na área há quase 30 anos, desenvolvendo soluções tecnológicas com objetivo de ampliar a oferta e a gama de serviços na área de metrologia, envolvendo calibrações de instrumentos e equipamentos nas grandezas de massa, pressão, força, volume, físico-química, eletricidade, temperatura, umidade relativa, tempo e frequência. “Nossas soluções tecnológicas têm alto valor agregado e ainda incluem validação de plantas e qualificações térmicas”, explica Humberto Siqueira, gerente do Centro de Medições e Validação do instituto.
Siqueira ressalta também que a área de metrologia do Tecpar mantém a acreditação de sua competência técnica pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Cgcre/Inmetro) e tem atuação delimitada em dois públicos: o interno e a iniciativa privada.
No Tecpar, a unidade dá suporte às áreas de produção e de soluções tecnológicas, com serviços de calibração e qualificação térmica. “Com esse trabalho, a unidade garante que os laboratórios do instituto tenham rastreabilidade metrológica dos seus equipamentos aos padrões nacionais de medição e que estejam em conformidade com as normas da qualidade que estabelecem a gestão do instituto”, pontua.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, ressalta que, na área de Metrologia e Validação, o instituto pode oferecer serviços e soluções tecnológicas a empresários de todo o estado. “Nossa equipe tem competência multifuncional para avaliar se as tecnologias utilizadas pelas empresas atendem aos requisitos e normativas”, salienta.
Soluções tecnológicas
Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.
Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços