Fundação Garibaldi Brasil e instituições peruanas debatem intenção de parceria de intercâmbio cultural de artistas entre Rio Branco e Cusco
Em visita à cidade de Cusco, no Peru, a equipe da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) se reuniu com a diretoria do Centro Binacional Peruano Norteamericano (ICPNA Cusco), e do Museu Qorikancha, a fim de firmar parcerias de intercâmbio cultural para os artistas acreanos.
A ideia é que seja montado um calendário em 2019 para que artistas e grupos de Rio Branco se apresentem na cidade andina.
“Esta foi uma ação institucional, e em breve, assinaremos um termo de parceria. Queremos também conversar com os artistas acreanos para definirmos como será o processo”, destacou o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.
O ICPNA Cusco é um instituto que tem como objetivo fomentar e promover o entendimento mútuo entre o Peru e os Estados Unidos, por meio de programas culturais e educativos. Já o Museu Qorikanchal foi o principal templo Inca, e atualmente, é um centro cultural que dispõe de espaço para exposições e apresentações.
“Essa parceria com a Fundação Garibaldi Brasil ofertará um intercâmbio cultural e de conhecimento entre o Brasil e o Peru, com o objetivo de fazer crescer as propostas artísticas e culturais na região. Esperamos que isso siga adiante e queremos contar com a participação de muitos artistas de Rio Branco”, disse o gestor cultural do Museu Qorikancha, Mario Osorio.
O presidente da FGB ainda apontou a importância da parceria para o fazer cultural dos dois países: “Passamos muito tempo de costas para os Andes, que é tão próximo do Acre, e eu acredito que é muito valoroso fomentarmos a circulação dos nossos artistas pelos países vizinhos, até mesmo pela possibilidade física, por meio da rota Interoceânica. Isso não deixa de ser uma formação, qualificação e uma forma de mostrarmos para o mundo a nossa identidade acreana e o que é produzido em Rio Branco”.
Comentários
Postar um comentário