Saúde realiza mais de 4.000 testes e exames no Largo Glênio Peres


Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Iniciativa da prefeitura marcou o Dia Mundial contra as Hepatites Virais
Iniciativa da prefeitura marcou o Dia Mundial contra as Hepatites Virais
Foto: Cesar Lopes / PMPA
Beira-Rio esteve com uma iluminação especial em apoio ao Julho Amarelo
Beira-Rio esteve com uma iluminação especial em apoio ao Julho Amarelo
Cerca de 3.900 testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV, 70 exames de elastografia hepática (utilizado para avaliar a fibrose hepática, que reflete saúde e os danos no fígado) e 169 coletas de sangue foram feitos no Largo Glenio Peres nos dias 27 e 28.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde marcou o Dia Mundial contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Pessoas com resultado positivo para hepatite C tiveram coleta de amostra de sangue para verificar a carga viral. Moradores de Porto Alegre com confirmação laboratorial receberam agendamento de consulta no Serviço de Atendimento Especializado em Hepatites Virais, localizado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Segundo o coordenador do SAE Hepatites Virais da Capital, Eduardo Emerim, campanhas como esta são fundamentais para a detecção de problemas em seu estágio inicial. “Do total de pacientes que realizaram o exame para hepatite C, de dois a três por cento não tinham conhecimento que já possuíam a doença”, afirma. Estima-se que 600 mil pessoas são portadoras do vírus da hepatite C no Brasil, sendo que mais de 500 mil não sabem.

Maria de Fátima, 42 anos, moradora do Centro Histórico, fez o seu primeiro teste de hepatite. “Fui alertada pelo meu médico que pessoas acima de 40 anos devem realizar este exame anualmente, estava passando por aqui e resolvi fazer”, comenta. De acordo com o hepatogista Eduardo Emerim, o tratamento contra hepatite é altamente eficaz e seguro, com potencial de cura acima de 90%.

Em homenagem e apoio ao Julho Amarelo, o mês da conscientização das hepatites virais, o Estádio Beira-Rio esteve com uma iluminação especial na sexta-feira, 27. De acordo com a vigilância das hepatites virais, serviço realizado pela Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Porto Alegre tem registrado aumento no número de casos de hepatite A e redução nos casos de hepatite B e C. Em 2017, foram confirmados 13 casos de hepatite A, 240 de hepatite B e 1.254 de hepatite C. Até junho de 2018, os números são de 38, 121 e 515, respectivamente.


/aids /hepatites /saude
Texto de: Lucas de Souza (estagiário) / Supervisão: Patrícia Coelho
Edição de: Gilmar Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços