Com proposta de conveniência e facilidade, Dona Resolve promove serviços de limpeza no mercado
Marca atua no franchising com aproximadamente 30 unidades por todo Brasil
Fundada em 2013, em São José do Rio Preto (SP), a Dona Resolve é uma empresa especializada em serviços de limpeza e facilidades domésticas. A marca surgiu como oportunidade de negócio a partir da proposta de lei, popularmente conhecida como “PEC das Domésticas”, no qual, garantia à essa classe trabalhadora, todos os direitos trabalhistas.
O objetivo da criação da Dona Resolve, a princípio, era oferecer serviços tradicionais de limpeza para clientes que, diante da PEC, optassem por buscar o tipo de atividade de forma terceirizada no mercado. Opção que se acentua até hoje.
Assim que foi lançada, já prevendo as chances de aceitação pelo mercado, no mesmo ano a marca entrou para o setor de franquias. Em 2016 a rede passou por algumas mudanças e foi adquirida pela holding EFFE Franchising. E daquele ano em diante, passou a ser conduzida pelos empresários: Evandro Pinotti; sócio-presidente da franqueadora e Gustavo Cunha; sócio-diretor de Novos Negócios.
“Acreditamos no potencial da marca e do mercado. Cada dia mais as pessoas buscam conveniências para seu dia a dia, tendo em vista a rotina diária e participação cada vez maior de casais no mercado, impossibilitando de priorizar alguns afazeres do lar. Além disso, visualizamos que há uma carência profissional. Clientes buscam cada vez mais segurança para realização de serviços e a Dona Resolve preenche essa lacuna oferecendo não apenas o profissionalismo, mas produtos dimensionados para cada um deles”, explica Evandro, sobre os motivos que os levaram a investir da franquia.
O sócio-presidente explica que um dos grandes propulsores dos serviços é justamente a questão segurança. De acordo com ele, muitos clientes relatam dificuldade em conseguir uma pessoa de confiança para colocar “dentro de casa”. E pelo fato da Dona Resolve promover todo um processo, no qual, capacita profissionalmente o candidato e também seleciona quem fará parte do time, faz com que ela seja alternativa segura para muitos brasileiros.
Serviços
Hoje a Dona Resolve oferece serviços desde limpeza residencial e comercial (conhecida como faxina) até especializadas como: limpeza pós-obra, limpeza pré-mudança, tratamento de pisos, lavagem de estofados, impermeabilização de estofados, limpeza e revitalização de couro, higienização (estofados, carpete, tapetes e colchão). E além dessas, foi agregado no portfólio, serviços de cozinheira, passadeira, personal organizer, dog walker, churrasqueiro, dentre outros.
Essa gama de opções surgiu com a ideia de proporcionar conveniência ao cliente, que pode encontrar soluções de limpeza em uma única empresa. “Com a gente, o consumidor pode realizar uma combinação de serviços de forma a ter sua casa ou empresa sempre limpos e com ambiente agradável. Essa variedade é também uma boa opção para investidores que buscam uma marca de franquia que lhe permita evoluir em termos de portfólio de serviços e consequentemente, em resultados”, justifica Pinotti.
Modelo de negócio
Com 25 unidades espalhadas pelos principais estados do Brasil, a Dona Resolve oferece a possibilidade de o investidor escolher trabalhar home office, ou com uma loja física. Para a primeira, o valor de investimento é a partir de R$44 mil, já a segunda, a partir de R$54 mil. Para ambas, o faturamento bruto mensal é estimado em R$20 mil, e o lucro variado entre 18% a 22%.
O perfil de franqueado é um critério de inserção no grupo. É necessário que o investidor goste de trabalhar e lidar com pessoas, que seja atento aos detalhes e sinta satisfação em realizar um trabalho bem feito. Ter experiência em liderança (experiência empresarial) e formação em administração, RH e comunicação é um diferencial que se justifica pela facilidade de lidar com o dia a dia da operação.
Treinamento e Suporte
A Dona Resolve conta com um time interno de suporte especializado, atuando em diversas áreas, como operacional, comercial e de marketing. E por ter um sistema de gestão próprio e on-line, possibilita acompanhar em tempo real o andamento de cada unidade. “Essa característica permite um auxílio pontual e assertivo, além de possibilitar atendimento remoto, o que reduz custos de suporte, tanto para nós quanto para o investidor”, explica Evandro.
Segundo o empresário, todas solicitações são registradas em histórico da unidade e realizadas por meio de help-desk, que é o canal oficial da marca, no entanto, cada dia mais eles utilizam a agilidade do Whattsapp para falar com os franqueados.
Os treinamentos também são pontos fortes da marca. Ela possui um programa formal de desenvolvimento empresarial amparado por um programa de treinamento no estilo coach, o Franchisee Coach. Este foi desenvolvido para oferecer treinamentos e conteúdos voltados para o desenvolvimento pessoal do investidor. E além deste, há também treinamentos com foco no desenvolvimento gerencial e apoio técnico. “Essas ferramentas e premissas permitem estabelecer suporte de alto nível com a rede”, detalha Evandro.
Suporte que é apoiado no PEX – Programa de Excelência, no qual, estabelece referências de resultado para as franquias observando aspectos gerais da franquia (baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard).
Plano de expansão
Com um plano de expansão traçado a médio e longo prazo, o objetivo da Dona Resolve é de alcançar 120 Franquias até 2021. E para isso mantém a cautelosa meta de abrir duas novas por mês, até dezembro de 2021. “Existe uma tendência de que o volume aumente após 2018, tendo em vista que nos primeiros anos da gestão EFFE, o foco foi em desenvolvimento operacional da Rede”, explica.
O faturamento da rede que hoje é estimado em R$ 7 milhões, para o ano que vem projeta chegar a R$ 11 milhões.
Sobre a Dona Resolve
Fundada em 2013, a Dona Resolve – Limpezas e Facilidades, como o próprio nome sugere, é uma empresa especializada em limpeza comercial e residencial. Com seu crescimento impulsionado no mercado, no mesmo ano de criação, a marca entrou para o franchising. Em 2016 o grupo EFFE Franchising assumiu a gestão do negócio. Com aproximadamente 30 unidades distribuídas pelo Brasil, a rede faz sucesso pela qualidade dos serviços e pela segurança que proporciona aos clientes por contar com equipes de alto treinamento. Em apoio à sustentabilidade, a marca utiliza apenas produtos ecológicos que são amparados por equipamentos de alta tecnologia, enaltecendo ainda mais os resultados dos serviços prestados.
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