Orla do Guaíba recebe público estimado em 48 mil pessoas


Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Nova opção de lazer na Capital teve fim de semana com grande movimento
Nova opção de lazer na Capital teve fim de semana com grande movimento
O final de semana de sol proporcionou a circulação de um grande número de pessoas pela Orla Moacyr Scliar, na Capital. Cerca de 48 mil visitantes passaram entre os espaços da Praça Júlio Mesquita até a Rótula das Cuias, circulando, inclusive, no Parque Harmonia. (fotos)

Joyce Ramos mora no interior do Estado, em Rosário do Sul, e veio para Porto Alegre com a família para conhecer e aproveitar o novo espaço que contou com diversas atrações. "É mais uma opção, não só para o quem mora aqui mas também para quem é do interior e quer fazer alguma coisa diferente com a família", disse.

Enquanto os restaurantes e bares da nova orla do Gasômetro não iniciam as atividades, os food trucks estão atendendo a população com alimentação e bebidas. Por meio do Escritório de Eventos e a Diretoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) foram licenciados três pontos de atendimento: dois deles localizados na avenida Edvaldo Pereira Paiva e outro no Parque do Pontal, onde se iniciam as obras de um grande empreendimento que revitalizará a região.

A concentração gastronômica foi chamada de "Encontro de Food Trucks na orla", próximo à Rótula das Cuias, e contou com a presença de oito food trucks e dois beer trucks. Na região próxima à Usina do Gasômetro, ainda na Edvaldo Pereira Paiva, aconteceu o "Trucks na orla", com a presença de seis food trucks, uma food bike, uma tenda de sucos e quatro beer trucks. No Pontal do Estaleiro, foram três food trucks e um telão para assistir a decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo, no sábado, 14, que ficou com a Bélgica. Neste domingo, 15, a comunidade também acompanhou a vitória da França sobre a Croácia.

Força-tarefa - As secretarias municipais participaram ativamente das atividades na orla garantindo os passeios na ciclovia, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos e demais espaços. A Guarda Municipal manteve guarnições e efetivo a pé durante todo o final de semana, concentrando o maior número de efetivo durante o dia. Cinquenta guardas municipais se revezaram em escala para garantir a segurança da comunidade.

"Estamos nos adaptando às necessidades desse novo espaço que tem sido muito procurado pela população. Trata-se de uma área muito importante. Nós queremos melhorar cada vez mais a segurança oferecida. Neste momento, é necessário o apoio de todos, respeitando as placas de sinalização e, também, auxiliando na conservação da área", comentou Roben Martins, comandante da Guarda Municipal.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou fiscalização junto aos ambulantes que atuavam com bebidas na Praça Júlio Mesquita e no Gasômetro e verificou a atuação de flanelinhas no local. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou o público sobre a circulação na região, principalmente sobre os estacionamentos. Além disso, um efetivo da Defesa Civil do município também prestou auxilio no local.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), responsável pela gestão do parque urbano da orla, também atuou no local neste final de semana. Além dos trabalhos rotineiros de conservação, como varrição e recolhimento de lixo, foi desenvolvida ação de orientação pela Coordenação de Educação Ambiental e Fiscalização com o objetivo de ressaltar aspectos relativos aos cuidados com a área verde e regras para o bom uso e trabalhos de conservação. O secretário da Smams, Maurício Fernandes, participou da ação no sábado, 14.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuou com a manutenção e limpeza do local, com servidores presentes durante os três turnos.



/orla /parques
Texto de: Leonardo Caldas Vargas
Edição de: Gilmar Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços