Ministério das Relações Exteriores



Nota nº 116
24 de abril de 2018

Visita do presidente do Chile, Sebastián Piñera

Brasília, 27 de abril de 2018


O presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, realizará visita de Estado ao Brasil no dia 27 de abril de 2018. Além de ser recebido pelo presidente Michel Temer, visitará o presidente da Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal.

A visita ocorre pouco mais de um mês depois da posse do presidente Piñera, na primeira viagem de seu segundo mandato – o que sublinha a grande vitalidade do relacionamento bilateral. Brasil e Chile compartilham valores fundamentais como a defesa dos direitos humanos, da democracia e a valorização do multilateralismo, adotando posições convergentes em foros regionais e multilaterais. Os dois países são promotores do processo de aproximação entre MERCOSUL e a Aliança do Pacífico, iniciativa voltada a aprofundar a integração regional.

Serão assinados, por ocasião da visita, Acordo de Compras Públicas e Protocolo sobre Serviços Financeiros, que deverão contribuir para incrementar o já profícuo relacionamento econômico entre Brasil e Chile. Será anunciado o início das negociações de Acordo Bilateral de Livre Comércio, que agregará novos temas aos acordos comerciais já existentes, a fim de aprofundar e modernizar a integração no comércio de bens, serviços e investimentos.

Os presidentes emitirão declaração conjunta, que passa em revista a ampla pauta do relacionamento bilateral, abrangendo assuntos comerciais, projetos de infraestrutura, assuntos consulares, cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, cultura e assuntos antárticos e temas multilaterais e regionais.


O Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior, com estoque de US$ 31 bilhões, e o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul. Em 2017, o intercâmbio comercial bilateral alcançou US$ 8,5 bilhões, o que representa alta de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços