FAS forma mais 21 pessoas em curso gratuito de reparos em eletrodomésticos

Mais 21 alunos se formaram no curso de Reparação de Eletrodomésticos - Linha Branca, ofertado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS Trabalho), em parceria com a Electrolux. A entrega dos certificados aconteceu no Liceu de Ofícios Casa Klemtz, nesta sexta feira (13/7).  Esta foi a segunda turma do curso oferecido gratuitamente à população, que tem o objetivo de fazer com que os formandos possam ser contratados pelas empresas de assistência técnica autorizadas da Electrolux, segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.
O curso teve duração de dois meses, com uma carga horária de 180 horas de aulas. Desde o dia 7 de maio, os alunos aprenderam sobre eletricidade básica e reparos em micro-ondas, fogões, cooktop, fornos, coifas e depuradores, lavadoras de roupa, secadoras, lava e seca, lavadoras de louça, refrigeração básica, refrigeradores, freezers, adegas, cervejeira, ar-condicionado, climatizadores, umidificadores, bebedouros e purificadores.
Durante as aulas, coordenadas por um professor que é funcionário da Electrolux, os alunos aprenderam ainda sobre as características de cada aparelho, modelos, tipos de defeitos, desmontagem e testes, avaliações teórica e prática.
Antes das aulas técnicas, o grupo participou do programa Mobiliza, desenvolvido pela FAS para despertar os participantes para o mundo do trabalho e prepará-los para a capacitação profissional.
Sonhos em realidade
Adriano Pereira Pinto, 42 anos, está desempregado e confiante com as possibilidades que poderão se abrir a partir da capacitação. “Escolhi esse curso para ter uma qualificação profissional e tentar alguma uma vaga no mercado. Atualmente, está mais difícil de conseguir emprego, então precisamos buscar alternativas e realizar cursos para sair na frente”, disse.
Adriano contou que ficou sabendo do programa quando foi procurar vaga de emprego em um posto do Sine. “É a primeira vez que faço um curso pelo Liceu de Ofícios. Acho que no momento eu não conseguiria fazer por conta da minha situação financeira. Foi muito bom ter encontrado essa oportunidade.”
Também desempregado, Claudinei da Paixão Cardoso, 26 anos, disse que vai abraçar a nova profissão: “Eu achei uma ótima oportunidade para quem está tentando se recolocar no mercado de trabalho. Pretendo seguir carreira na área”, falou.
Mas Claudinei não pretende parar por ai. “A FAS oferece ferramentas para transformar sonhos em realidade e eu quero fazer ainda mais cursos, principalmente na área de empreendedorismo, para que eu possa abrir minha própria empresa.”
Premiação
A entrega dos certificados reuniu representantes da Electrolux e servidores da FAS que trabalham na área de qualificação para o trabalho. Durante o evento, a empresa premiou os dois melhores alunos da turma com um equipamento chamado multímetro, ferramenta para o exercício da profissão de reparador de eletrodomésticos.
Luciano Martins de Oliveira, superintendente executivo da FAS, parabenizou os formandos e agradeceu a Electrolux pela parceria. “Tivemos uma resposta muito importante com a grande participação da comunidade e a dedicação de todos os alunos, com resultados muito significativos. Com toda essa união de esforços, o resultado só poderia ser positivo.”
Para a realização do curso, a FAS oferece o espaço para as aulas e seleciona os alunos, enquanto a Electrolux disponibiliza o professor e os aparelhos para estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços