Clássicos de Ingmar Bergman em exibição na Cinemateca


Foto: Divulgação/PMPA
Sessão de abertura terá o filme Persona seguido de debate
Sessão de abertura terá o filme Persona seguido de debate
Até domingo, 15, a Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) realiza um ciclo com cinco obras-primas de Ingmar Bergman, em cópias restauradas, para celebrar o centenário do mestre sueco. A programação é uma parceria com a Embaixada da Suécia no Brasil. O valor do ingresso é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos. "Baronesa" e "O Desmonte do Monte" têm sessões nesta quinta-feira, 12.

Também na quinta-feira, 12, às 19h30, a sessão de abertura do ciclo apresenta a cópia restaurada de Persona. Após o filme, acontece um debate com o pesquisador em dramaturgia Flávio Mainieri e o psicanalista Raul Hartke, mediado pela pesquisadora Helen Beltrame-Linné, produtora da mostra e diretora da Fundação Bergmancenter entre 2015 e 2018.

Flávio Mainieri é Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Possui Diplôme d´Etudes Approfundies de Littératures Nationales et Commparées - Université de Limoges, France, anne Universitaire: 1992/1993. Atualmente é membro da Comissão Editorial de Cena, revista do Departamento de Arte Dramática e professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, juri, prêmio, conhecimento, teatro-dramaturgia, cinema e análise de filmes.

Raul Hartke possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975), especialização em Curso de Especialização em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e especialização em Formação Psicanalítica pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (1992). Atualmente é Sócio da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Os filmes
Persona
 - Suécia. 1966, 85 minutos
Uma atriz teatral de sucesso, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), sofre uma crise emocional e emudece. Após três meses sem se recuperar, sua psiquiatra decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, sob os cuidados da enfermeira Alma (Bibi Andersson), que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. Persona tem atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman.
 
Sonata de outono
 - (Höstsonaten) - Suécia, 1978, 93 minutos
Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é um artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças. Ao som de Chopin, Bach Haendel e Schumann, Bergman tece uma amarga reflexão sobre as relações familiares.
 
O Sétimo Selo - (Det sjunde inseglet) - 96 min., Suécia, 1957
O cavaleiro Antonius Block retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e pela Inquisição. Ao seu redor apenas sofrimento e destruição. Em suas andanças, Antonius encontra a morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Exibição em DCP.
 
Morangos Silvestres - (Smultronstället) - 91 min., Suécia, 1957
Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Isak viaja com a sua nora, Marianne, que passa por uma crise em seu casamento, e durante o percurso é obrigado a enfrentar o vazio de sua existência. Um delicado e poético filme sobre a mortalidade e o passado. Exibição em DCP.

Gritos e Sussurros - (Viskningar Och Rop) - 90 min., Suécia, 1972
Em uma casa no campo, uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe, dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto, lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa. Exibição em DCP.

Sessões e horários  
Quinta-feira, 12 
16h – Baronesa
17h30 – O Desmonte do Monte
19h30 – Sessão de abertura: Persona mais debate
 
Sexta-feira, 13
16h - Gritos e Sussurros
18h - Morangos Silvestres
20h - Sonata de Outono
 
Sábado, 14
16h - Persona
18h - O Sétimo Selo
20h - Gritos e Sussurros
 
Domingo, 15
16h - O Sétimo Selo
18h - Sonata de Outono
20h - Morangos Silvestres





/cinema
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Gilmar Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços