Após decreto regulador, Prefeitura pavimenta ruas da Vila 29 de Outubro

As ruas da Vila 29 de Outubro, área de ocupação irregular da Caximba, começaram a receber benfeitorias e pavimentação de saibro. Este é o primeiro reflexo do Decreto nº 688, assinado pelo prefeito Rafael Greca criando o Setor Especial de Habitação de Interesse Social – Regularização Fundiária da Caximba, que inclui além da Vila 29 de Outubro as ocupações irregulares Vila Dantas, Vila Espaço Verde e Vila Primeiro de Setembro.
Com o decreto, a Prefeitura pode fazer melhorias na região sem impedimentos legais. Nesta terça-feira (17/7), as equipes da Prefeitura começaram a trabalhar na Rua do Comércio, a principal via da área, com uma extensão de 2 quilômetros que vai até o Rio Iguaçu.
“Estamos começando por esta rua por onde passa o ônibus escolar e com maior circulação de carros e pessoas”, disse Jadir Silva de Lima, administrador da Regional Tatuquara.
Limpeza das cavas
Além da pavimentação, também está sendo feita limpeza das cavas, trabalho a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As cavas se formaram por causa da extração comercial de areia. Com o tempo, as crateras alagadas ficaram repletas de lixo, trazendo risco para os moradores que se instalaram na região a partir de 2010.
“Foram oito anos de espera para começar a acontecer alguma coisa”, disse Edilaine Aparecida Lima, que dirige a Ong Biblioteca Amigos da Caximba. “Este trabalho de limpeza das cavas é muito importante. Tem muita criança que brinca ao redor e fica vulnerável a contrair doenças.”
A Biblioteca Amigos da Caximba oferece atividades de leitura e de encenação de contos a 183 crianças, de 4 a 16 anos, no regime de contraturno. Caracterizada como a Boneca Emília, do Sítio do Picapau Amarelo – famosa fábula do escritor Monteiro Lobato –, Edilaine disse que conta com apoio de voluntários e doações para ter material para trabalhar e servir lanche para as crianças.
“Olha por nós”
“As benfeitorias estão vindo. Agora temos uma prefeitura que está olhando por nós”, avalia a presidente da Associação dos Moradores da Caximba, Rosenil do Rocio dos Santos Fragoso, que é conhecida na região como Dona Anita. Ela aproveitou para chamar a comunidade para a festa julina do dia 22 de julho na sede da associação. “Vai ser um evento solidário, voltado para as crianças com pipoca e cachorro-quente”, avisou.
O pastor Jorge Mão Amiga do Brasil também está otimista com os novos rumos da Vila 29 de Outubro. Ele é morador na região e integrante da Igreja Quadrangular Gralha Azul. Com a sua bicicleta e uma caixa de som, o pastor percorre as ruas da vila divulgando os eventos e dando avisos importantes aos moradores.
Além disso, ele também se dedica ao trabalho social. “Procuro ajudar quem precisa de material para construir as casas”, afirma.
A dona Sueli Terezinha das Dores, que mora há mais de um vizinha de uma das cavas, também ficou contente com o trabalho das equipes da Prefeitura. “Muito bom que eles estão retirando este lixão daqui. Agora estou pensando até em plantar uma flores nas margens”, comentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços