SC oferece 97 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Maria de Fátima Corrêa, de 55 anos, frequentou o curso de cuidadora de idosos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em junho de 2013 e conseguiu trabalho após a formatura. “Já tinha prática, mas com o curso aprendi muito e agora sou profissional”, diz. A cuidadora foi aluna destaque e pretende frequentar o curso de massoterapia. Outros catarinenses também podem aproveitar as oportunidades que o Pronatec oferece no Estado. Até o fim do ano estão previstas 97 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional em todos os municípios catarinenses.
Em Santa Catarina, o programa é parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho.
O secretário de Estado da SST, Jorge Teixeira, destaca que o papel do governo do Estado é o de mobilizar, motivar e articular com os municípios e as instituições que oferecem os cursos. “O governo prioriza a qualificação profissional para que tenhamos mão de obra preparada para o mercado de trabalho, além de garantir melhoria na renda das famílias”, ressalta.
Municípios - Os prefeitos ganham incentivo financeiro ao adotar o Pronatec por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho). A cada 200 vagas a prefeitura recebe R$ 54 mil de incentivo para a contratação de equipe, aluguel de sala, aquisição de material publicitário para a mobilização, dentre outros.
Entre os cursos mais procurados estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.
Os cursos do Pronatec são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Secretaria de Assistência Social dos municípios e também nos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC).
A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e as aulas são para pessoas a partir dos 16 anos. Em Santa Catarina os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).
Inscrições:
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços