Sanepar, Rotary e Prefeitura de Cascavel lançam Centro de Educação Ambiental




O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, o prefeito Edgar Bueno e o governador do distrito 4640 do Rotary Internacional, Paulo Assis de Camargo, assinaram, nesta sexta-feira (28), parceria para a implantação do Centro de Educação Ambiental de Cascavel. O espaço será instalado no Parque Paulo Gorski, nas margens do Lago Municipal de Cascavel, com investimento previsto de cerca de R$ 1 milhão.

O Centro de Educação Ambiental (CEAM) terá módulos distintos que fazem alusão à água, floresta e terra. O espaço servirá de ferramenta para atividades de educação socioambiental, na busca da sensibilização, mobilização e reflexão da sociedade para conceitos e práticas sustentáveis, com foco na conservação dos recursos hídricos. O projeto prevê 500 metros quadrados de área construída, com auditório, espaços para exposições, salas de aula e de reuniões.

O prefeito Edgar Bueno destacou que Cascavel, além de ser uma das cidades com os melhores índices de saneamento, tem na educação os melhores indicadores. “Parcerias especiais como esta com a Sanepar e com o Rotary têm permitido que a cidade se destaque ainda mais nas questões ambientais”, disse.A estrutura do CEAM utilizará materiais construtivos e tecnologias sustentáveis, servindo também como ferramenta para a educação ambiental. O projeto do Centro de Educação Socioambiental foi desenvolvido pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além de Cascavel, outras unidades similares serão instaladas em Piraquara, Maringá e Londrina. Em Ponta Grossa, o Centro foi lançado em dezembro do ano passado.

O diretor Péricles Weber afirmou que o centro será construído dentro do conceito de sustentabilidade. “A construção vai utilizar matéria prima sustentável, com sistema de reaproveitamento da água de chuva e a utilização de energia solar por meio de painéis”. Ele disse ainda que o objetivo principal do espaço é a educação ambiental para alunos das escolas do município e da região. “No entanto, o Centro estará aberto também à sociedade para eventos socioambientais e de saúde pública”, explicou.

O governador do Distrito 4640, do Rotary Internacional, Paulo Camargo, fez uma retrospectiva da ação, iniciada em 2012, e que buscava recursos da Fundação Rotária no Projeto. “Buscar trabalhar em um mundo melhor com um ambiente mais adequado para se viver faz valer a aplicação dos recursos arrecadados pelos rotarianos que estão sempre dispostos para servir”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança