Sanepar, Rotary e Prefeitura de Cascavel lançam Centro de Educação Ambiental




O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, o prefeito Edgar Bueno e o governador do distrito 4640 do Rotary Internacional, Paulo Assis de Camargo, assinaram, nesta sexta-feira (28), parceria para a implantação do Centro de Educação Ambiental de Cascavel. O espaço será instalado no Parque Paulo Gorski, nas margens do Lago Municipal de Cascavel, com investimento previsto de cerca de R$ 1 milhão.

O Centro de Educação Ambiental (CEAM) terá módulos distintos que fazem alusão à água, floresta e terra. O espaço servirá de ferramenta para atividades de educação socioambiental, na busca da sensibilização, mobilização e reflexão da sociedade para conceitos e práticas sustentáveis, com foco na conservação dos recursos hídricos. O projeto prevê 500 metros quadrados de área construída, com auditório, espaços para exposições, salas de aula e de reuniões.

O prefeito Edgar Bueno destacou que Cascavel, além de ser uma das cidades com os melhores índices de saneamento, tem na educação os melhores indicadores. “Parcerias especiais como esta com a Sanepar e com o Rotary têm permitido que a cidade se destaque ainda mais nas questões ambientais”, disse.A estrutura do CEAM utilizará materiais construtivos e tecnologias sustentáveis, servindo também como ferramenta para a educação ambiental. O projeto do Centro de Educação Socioambiental foi desenvolvido pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além de Cascavel, outras unidades similares serão instaladas em Piraquara, Maringá e Londrina. Em Ponta Grossa, o Centro foi lançado em dezembro do ano passado.

O diretor Péricles Weber afirmou que o centro será construído dentro do conceito de sustentabilidade. “A construção vai utilizar matéria prima sustentável, com sistema de reaproveitamento da água de chuva e a utilização de energia solar por meio de painéis”. Ele disse ainda que o objetivo principal do espaço é a educação ambiental para alunos das escolas do município e da região. “No entanto, o Centro estará aberto também à sociedade para eventos socioambientais e de saúde pública”, explicou.

O governador do Distrito 4640, do Rotary Internacional, Paulo Camargo, fez uma retrospectiva da ação, iniciada em 2012, e que buscava recursos da Fundação Rotária no Projeto. “Buscar trabalhar em um mundo melhor com um ambiente mais adequado para se viver faz valer a aplicação dos recursos arrecadados pelos rotarianos que estão sempre dispostos para servir”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços