Comissão de Agricultura quer discutir pretensão do GDF de desalojar Embrapa Cerrados

Iara Guimarães Altafin

Ana Amélia defende a permanência da Embrapa Cerrados na área atual

Por requerimento dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Ana Amélia (PP-RS), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência pública para discutir a pretensão do governo do Distrito Federal (GDF) de retirar a Embrapa Cerrados de área que atualmente ocupa, próxima à cidade de Planaltina (DF), para implantação de um projeto habitacional.
A unidade da Embrapa é dedicada a pesquisas para melhorar a produção agropecuária nos cerrados. A área, de 90 hectares, fica às margens da BR-020 e é utilizada para experiências científicas há mais de 30 anos.
Conforme Ana Amélia, a Embrapa tem implantados no local experimentos para melhoria do solo, desenvolvimento de cultivares adaptados à região dos cerrados e melhoria da produtividade da agropecuária. Apesar de destacar a importância de ampliar a oferta de moradias, a senadora pondera que o governo do Distrito Federal dispõe de outras áreas, não sendo necessário desalojar a Embrapa Cerrados.
Serão convidados para a audiência pública representantes da Embrapa, da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do GDF, da Terracap, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços