Governador pede que bancada acione Dnit para recuperação da BR-364


APS_2906
Em reunião com a bancada federal acreana, o governador Tião Viana, diante da situação da BR-364, inundada há mais de trinta dias, pediu que os parlamentares recorram ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). A ideia é solicitar, de imediato, um plano de recuperação emergencial da rodovia, que deve permanecer submersa por mais alguns dias, e com isso, tem causado o isolamento terrestre do estado.
O governo apresentou aos parlamentares um balanço detalhado de todas as ações que vêm sendo tomadas desde fevereiro e de todas as alternativas que vêm sendo executadas para garantir o abastecimento mínimo. Uma nova rota, saindo do Paraná, passando por Paraguai, Argentina, Chile e Peru está em estudo como uma solução viável para os comerciantes. Peru abriu suas fronteiras por 90 dias e tem facilitado todas as relações comerciais. Na próxima semana começam a chegar do país vizinho 2,2 milhões de litros de combustível, por exemplo.
“Tivemos em exercício da função constitucional do governo e da bancada federal, num diálogo respeitoso, num momento em que todos precisam se unir. A situação do Acre é muito grave, pois vivemos a maior tragédia natural da história da Amazônia, uma verdadeira situação de guerra para manter o abastecimento do estado”, disse o governador Tião Viana.
Participaram da reunião, além dos senadores Aníbal Diniz, Jorge Viana e Sérgio Petecão, o prefeito Marcus Alexandre, a chefe e a subchefe da Casa Civil, Márcia Regina e Nazaré Lamberth, e os deputados federais Márcio Bittar, Henrique Afonso, Perpétua Almeida, Gladson Cameli, representante da Antônia Lúcia, e Thaumaturgo Lima.
“Precisávamos ter noção da situação, que é mais grave do que imaginava, diante de tudo o que já foi feito pelos governos federal e estadual. Recebemos informações muito importantes e agora o que a população precisa é de união e trabalho conjunto”, disse o senador Sérgio Petecão, líder da Bancada Federal acreana.

Situação é preocupante

Engenheiros informaram que a BR já apresenta danos em sua base e que o tráfico de carretas após a baixa do rio pode continuar prejudicado. O trabalho rápido deve ser feito assim que o nível das águas permitir, e, para isso, um plano de recuperação já deve estar preparado.
Aceitando proposta do senador Jorge Viana, vice-presidente o Senado, referendada por outros parlamentares, a bancada vai organizar uma agenda de visitas ministeriais e institucionais para apresentar a situação acreana. “O trabalho que o governo tem feito é determinante para que a situação não se agrave. O esforço em se antecipar aos problemas tem minimizado os impactos”, observou o senador.
O transporte de todo tipo de cargas está prejudicado e a estimativa de prejuízo econômico é de R$ 220 milhões. O senador Aníbal Diniz ressaltou a preocupação com a queda de arrecadação das prefeituras, que ficarão seriamente comprometida com a perda de receitas.
Também é uma preocupação comum entre o governo, a prefeitura de Rio Branco e os parlamentares as questões que envolvem os comerciantes. O governo estendeu para 2 de junho o pagamento das notificações de impostos sobre mercadorias e busca linha de crédito com juros de 5,5% ao ano.

O que disseram

“Ninguém tem culpa dessa crise que estamos vivendo. A Bancada Federal se coloca ao lado do Executivo para fazer o que for necessário.” Deputado federal Márcio Bittar
“Faço como o senador Sérgio Petecão, ficamos abalados mas também esperançosos, porque estamos vendo o que está sendo feito.” Deputado federal Henrique Afonso
“Eu já fui à área isolada duas vezes. O esforço do governo tem sido determinante para não agravar a situação de crise.” Senador Jorge Viana
“Este é um momento de união e de somarmos forças para buscar toda ajuda possível para o estado.” Deputada federal Perpétua Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade