sábado, 19 de setembro de 2015

Parcerias na área do cooperativismo são debatidas entre governo e Alemanha

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18.09.15: Governador José Ivo Sartori recebeu, nessa sexta-feira (18), a visita de uma comitiva da Alemanha com a presença do vice-ministro da Agricultura da Alemanha, Robert Kloos. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Governador recebe comitiva alemã com a presença do vice-ministro da Agricultura, Robert Kloos - Foto: Karine Viana/Palacio Piratini
O governador José Ivo Sartori recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), a visita de uma comitiva da Alemanha com a participação do vice-ministro da Agricultura, Robert Kloos. A delegação europeia está no Rio Grande do Sul para debater o andamento do Acordo de Cooperação Bilateral entre os dois países, que se dá por meio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O acordo pretende aproximar propriedades gaúchas das experiências de sucesso das cooperativas agropecuárias alemãs. Sartori agradeceu a visita da comitiva e disse que o encontro é “muito importante para algumas negociações e relações de cooperação que estabelecem a amizade entre os povos”.
O vice-ministro falou do poder que o Rio Grande do Sul têm demostrado fora do país, em especial na Alemanha. “Sabemos que o estado é economicamente muito forte na área da agricultura e é isso que quero sentir aqui nos próximos dias”, afirmou. Além disso, Kloos convidou o governador e seus secretários para uma missão à Alemanha para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos lá no âmbito do cooperativismo e para troca de experiências. A data sugerida pelo vice-ministro é janeiro de 2016 quando acontece a Semana Verde em Berlim.
Para o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, "é essencial aproximar as cooperativas gaúchas das europeias e a visita da delegação da Alemanha cria grande esperança de parcerias internacionais, buscando apoio junto aos ministérios e governos estadual e federal, para obter recursos na área financeira para investimento cooperativo, principalmente para criar novas agroindústrias no Rio Grande do Sul, que é o carro-chefe da nossa economia agrícola”, destaca.
O secretário Minetto falou da importância da troca de informações e conhecimento entre os dois países e salientou sobre o termo de cooperação já assinado. “Por ter algumas características semelhantes entre as nossas cooperativas e as da Alemanha este encontro facilitou e fez com que a Ocergs/Sescoop tivesse cooperação técnica fundamental, tanto no campo dos negócios, da informação, tecnologia e do mundo cooperativista”, ressalta.
Entre as ações concretas desse acordo de cooperação já é operados entre os dois países. Há intercâmbios acadêmicos, estudos na área de conhecimento e gestão de cooperativas e a primeira demostração de um projeto de biogás já implantada no estado. Para este sábado (19), está prevista uma visita da comitiva à Cooperativa Languiru, em Teutônia, parceira no Projeto de Cooperação Bilateral e ao projeto piloto de biogás em sua Unidade Produtora de Leitões (UPL) Mundo Novo, em Bom Retiro do Sul.
O projeto de biogás é desenvolvido pela Cooperativa Languiru, por meio do projeto de cooperação bilateral entre a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV) e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A principal finalidade é a identificação das tecnologias de biogás existentes na Alemanha e possibilidades de adaptá-las às condições da Região Sul do Brasil, considerando o crescente aumento da demanda energética e a dificuldade para o seu suprimento, tornando necessário o investimento em novas fontes energéticas alternativas para auxiliar no desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário