Igualdade de gênero e respeito à diversidade sexual


O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul vem a público manifestar preocupação com as atuais propostas e movimentos que buscam excluir a igualdade de gênero e o respeito à diversidade sexual dos planos municipais e estaduais de educação. É premente o risco de que, caso essas posições conservadoras avancem, sejam prejudicadas ações específicas que visem à redução da desigualdade de gênero e o combate à intolerância a orientações sexuais divergentes do modelo hegemônico estabelecido.

As relações sociais vigentes são marcadas por atravessamentos de gênero e sexualidade dispostos hierarquicamente, submetendo diversas pessoas a situações de violência (física, psicológica, institucional) e desigualdade. Consideramos grave a tentativa de obstruir discussões que promovam a desnaturalização dos papéis de gênero e sexualidade. Fazer com que essas temáticas sejam discutidas no cotidiano da escola, nas diretrizes curriculares e nos planos pedagógicos é fundamental para superar o atual paradigma, no qual existem uma série de discriminações, exclusões e iniquidades decorrentes das relações de gênero e sexualidade.

Os movimentos que se posicionam contrariamente à inclusão, nos planos municipais e estaduais de educação, de temáticas de diversidade de gênero e sexualidade agem na contramão do Estado Democrático de Direito. Ressalta-se, aqui, o caráter necessariamente laico do Estado, garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal de 1988, que vem sendo ameaçado por tentativas de fazer prevalecer apreciações morais e religiosas sobre assuntos que concernem à esfera do público e, consequentemente, às políticas públicas, que devem ser isentas de atravessamentos e vieses religiosos.

Os posicionamentos da categoria de psicólogas e psicólogos no VIII Congresso Nacional da Psicologia, ocorrido em 2013, reforçam a necessidade de investir na discussão sobre a diversidade sexual e as relações de gênero, a fim de que as diversas violações de direitos que ocorrem no cotidiano de milhares de pessoas possam ser contextualizadas, combatidas e, preferencialmente, evitadas. A escola é o espaço no qual crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo durante anos, um local onde desenvolvem concepções de mundo, relacionam-se afetivamente e interagem entre pares. Sendo assim, é de extrema importância que o direito à liberdade e à vida seja garantido. Isso se torna mais difícil à medida que uma série de discriminações, preconceitos e violências impedem boa parte das pessoas de terem um desenvolvimento emocional, cognitivo e interpessoal saudáveis. Essa situação pode ser evitada caso a discussão sobre gênero e diversidade sexual seja promovida pelo Estado na forma de ações e políticas públicas específicas, focadas na prevenção das violações de direito e no respeito à diversidade da vida.

Consideramos fundamental que se criem políticas públicas que promovam e incentivem o respeito, a empatia e a educação para a diversidade de gênero e sexualidade, abdicando de noções totalitárias, cristalizadas e uniformizantes a respeito de família, diversidade sexual, casamento, papéis de gênero e temáticas assemelhadas. Reforçamos nossa preocupação com o crescente movimento de posições conservadoras e convocamos a categoria e a população em geral a se mobilizarem contra o retrocesso e a favor de uma vida com mais diversidade e respeito e menos intolerância e discriminação.

Simone Bampi

Conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade