Procon intensifica fiscalização e conquista consumidores
Órgão descarta 14,5 toneladas de alimentos impróprios no primeiro semestre
Órgão
descarta 14,5 toneladas de alimentos impróprios no primeiro semestre –
Somente no primeiro semestre deste ano, as equipes de fiscalização do
Procon, órgão vinculado à Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor,
descartaram mais de 14.560 quilos de alimentos e produtos impróprios
para o consumo humano em bares, restaurantes e supermercados. Das 208
autuações realizadas neste tipo de estabelecimento, que geram multas
pesadas, em oito houve necessidade de interdições.O trabalho realizado pelos fiscais vem ganhando notoriedade em casos de grande repercussão como a Operação Mickey, no dia 18/6, quando um rato vivo caiu do teto de um restaurante, em Laranjeiras, em cima do prato de um cliente. Para o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, a ampliação é resultado do maior conhecimento dos consumidores sobre seus direitos e da credibilidade do órgão.
- Desde a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, o consumidor passou a ter mais consciência de seus direitos. Temos feito muitas fiscalizações. A divulgação delas aumenta nossa credibilidade, e o consumidor passa a reclamar mais dos serviços mal prestados, seja diretamente no Procon e seus canais, na Polícia Civil ou nas redes sociais - disse Fábio.
Em 2014, o Procon realizou mais de 2 mil fiscalizações em todo o estado, número que deve ser ultrapassado em 2015. Até junho deste ano, houve oito interdições em bares ou restaurantes: três deles foram totalmente interditados, três para o oferecimento de música ao vivo e em dois apenas as câmaras frigoríficas foram lacradas.
Dados da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor apontam que as infrações mais recorrentes neste tipo de estabelecimento são: produtos/alimentos vencidos ou sem especificações de data de validade e fabricação; más condições de higiene e limpeza; armazenamento inadequado de produtos; ausência ou prazo expirado de certificados de potabilidade da água e de dedetização; condições estruturais inadequadas, como fiação exposta, pisos quebrados, presença de mofo e infiltrações, ralos de esgoto abertos, lixeiras abertas ou sem acionamento automático por pedal.
Ações transparentes
O diretor de fiscalização do Procon ressaltou que, apesar da divulgação de muitos bares e restaurantes com irregularidades, as condições encontradas pelas equipes nestes estabelecimentos têm melhorado.
- No início, encontrávamos infrações em quase todos os locais. Hoje, há maior preocupação em receber a fiscalização e mais locais estão em condições adequadas. Nossas operações são transparentes e a ampla divulgação pode ter repercussão negativa para o estabelecimento e para o seu chef de cozinha, como já aconteceu com restaurantes renomados que foram autuados - afirmou Fábio.
Livro de reclamações pode ser solicitado
O Código de Defesa do Consumidor permite a visita à cozinha e ao depósito, acompanhado de um representante do bar, restaurante ou supermercado.Caso constate alguma irregularidade é possível fazer uma denúncia pelo telefone 151, em horário comercial. Consumidor pode reclamar ou também denunciar por meio do aplicativo Meu Procon – que pode ser baixado gratuitamente –, pelo site www.procononline.rj.gov.br ou diretamente em um dos postos do Procon-RJ no estado.
Todos os estabelecimentos devem ter placas em locais visíveis indicando que possuem o Livro de Reclamações, que pode ser solicitado pelo cliente. A demanda tem que ser encaminhada pelo estabelecimento ao Procon em até 30 dias.
- Os estabelecimentos começaram a entender que cometem crimes quando não respeitam o consumidor e que serão punidos, por isso têm investido em melhorias no armazenamento de seus produtos e atendimento ao cliente. Vale lembrar que a secretaria fiscaliza todas as atividades com relação ao consumidor, de transportes coletivos até farmácias e lojas - disse a secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.
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