Café especial: participação do Brasil em evento na Europa pode gerar US$ 42 mi em negócios 
Sob a bandeira do novo posicionamento de branding 
"Brazil. The Coffee Nation", a Associação Brasileira de Cafés Especiais 
(BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
 (Apex-Brasil) conduziram as ações da delegação brasileira na SCAE World
 of Coffee 2015 na Suécia, considerada a principal feira do setor na 
Europa. A ação faz parte do projeto setorial Brazilian Specialty and 
Sustainable Coffees, desenvolvido em parceria pelas entidades.
Os
 brasileiros apresentaram e serviram os cafés especiais de diversas 
regiões do País, coados e espresso, em um estande estrategicamente 
montado para evidenciar a imagem de sustentabilidade, sofisticação e 
futuro da cafeicultura nacional, expondo o respeito a questões 
ambientais, sociais e econômicas através das imagens do novo 
posicionamento “Brazil. The Coffee Nation”.
No
 evento, o setor de cafés especiais brasileiro realizou aproximadamente 
US$ 10,7 milhões em negócios e há a expectativa de que outros US$ 31,5 
milhões sejam concretizados através dos contatos realizados. “Recebemos 
muitos elogios pela nova forma de apresentação dos nossos cafés 
especiais. O estande esteve lotado durante todo o tempo, inclusive nas 
sessões de cupping, e os valores de negócios fechados e a concretizar 
demonstram que os europeus sempre primaram pela qualidade da bebida e 
sabem que o Brasil, a nação do café, possui o que desejam para suprir 
essa busca pela excelência”, destaca Vanusia Nogueira, diretora 
executiva da BSCA.
Campeonato mundial de baristas
A
 participação nacional também foi marcada pela participação de baristas 
brasileiros nos campeonatos mundiais. Três profissionais de empresas 
associadas à BSCA se destacaram nas competições internas, organizadas 
pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), e representaram o 
País no mundial de cada categoria. Carolina Franco, do Lucca Cafés 
Especiais, foi a representante na categoria Brewers Cup; Edimilson 
Generoso, da 3 Irmãos Corretora de Café, representou o Brasil na 
categoria Cup Tasters; e Eduardo Affonso Scorsin, também do Lucca Cafés 
Especiais, atual campeão brasileiro do Coffee in Good Spirits, 
conquistou o quarto lugar no mundial dessa categoria.
Sobre o projeto
O
 Brazilian Specialty and Sustainable Coffees é desenvolvido em parceria 
pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência 
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e 
tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no 
mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais 
em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade,
 com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas 
realizadas no País.
Paulo André Colucci Kawasaki
Comentários
Postar um comentário