Walter Pinheiro: Plano Safra Semiárido permite convivência com a seca

Da Redação
Ao ressaltar a importância do Plano Safra Semiárido, lançado na quinta-feira (4) em Salvador, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), reiterou a declaração da presidente Dilma Rousseff de que é possível "conviver com a seca". Entre as várias medidas do plano estão a oferta de R$ 7 bilhões em créditos para a agricultura e a pecuária da região e a suspensão da execução de dívidas de produtores rurais.
– Vamos, de uma vez por todas, ajustar as condições de produção para a agricultura familiar e também para a produção do grande e do médio produtor – declarou ele nesta sexta-feira (5), durante pronunciamento em Plenário.
De acordo com Pinheiro, a região a ser beneficiada é "enorme" e não se restringe ao Nordeste, mas também ao norte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo.
Bancos
Para o senador, os agentes financeiros têm de orientar os agricultores sobre os benefícios a que têm direito. Segundo ele, é preciso pressionar os bancos para que tenham mais agilidade e diminuam a burocracia na concessão de financiamentos.
Imaginem o que é chegar ao Banco do Nordeste e ter de ler um verdadeiro Tratado de Tordesilhas para ver se é possível aderir ao crédito ou não. E o agricultor ainda tem de contratar alguém para assessorá-lo – criticou.
Pinheiro também defendeu, além da redução das taxas de juros nas renegociações de dívidas, a redução das taxas para a aquisição de máquinas.
Outro ponto importante citado pelo senador é a necessidade de os agricultores receberem orientação sobre os avanços tecnológicos e a assistência técnica.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços