Turismo competitivo é tema de seminário
Secretário
executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, revela como o
crescimento da economia turística fortaleceu o mercado interno
O
bom desempenho da economia turística brasileira e os investimentos do
país em competitividade foram temas abordados pelo secretário executivo
do Ministério do Turismo, Valdir
Simão, no Seminário Turismo e Competitividade. O evento, promovido pela
Embratur, autarquia do Ministério do Turismo, ocorreu nesta terça-feira
(9), em Brasília, e reuniu representantes de órgãos públicos e
entidades privadas do setor.
De
acordo com Simão, os investimentos em infraestrutura aérea e de
transportes terrestres devem elevar a posição do país em competitividade
turística. O fato de a economia do turismo
ter crescido acima da média da economia nacional ajudou a fortalecer o
mercado interno.
“A
economia do turismo vem apresentando crescimento superior à média da
economia nacional, mesmo com a crise internacional”, disse. O
faturamento das empresas do setor cresceu,
em média, 13% no ano passado, segundo a última Pesquisa Anual de
Conjuntura Econômica do Turismo. Houve crescimento dos indicadores de
receita cambial, chegadas de estrangeiros, viagens internas e aumento
nos empregos formais no setor.
O
presidente da Embratur, Flávio Dino, sugeriu a criação de uma agenda de
prioridades para grandes eventos e uma comunicação efetiva dos
resultados ao público. Ele citou como exemplo
a movimentação financeira de mais de R$ 700 milhões com a Copa das
Confederações e os mais de um bilhão previstos com a Jornada Mundial da
Juventude.
A
criação de uma agenda de ações para o turismo que represente os desejos
da sociedade foi abordado pela representante da Comissão de
Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado,
a senadora Lídice da Mata (BA). “Não se pode pensar em turismo como um
segmento isolado das grandes questões nacionais”, disse.
O
presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de
Turismo, Ronald Ázaro, falou sobre a necessidade de se buscar opções
para o aumento das passagens aéreas
e a redução na oferta de voos. Ele sugeriu a operação de voos
específicos para destinos turísticos, do tipo charter, e a volta dos
voos noturnos, geralmente mais baratos.
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