Técnicos gaúchos conhecem programas do Governo de Minas

Divulgação/Sectes MG
Os técnicos vieram conhecer os projetos do Centro Vocacional Tecnológico e da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais
Os técnicos vieram conhecer os projetos do Centro Vocacional Tecnológico e da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais
Técnicos da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vieram conhecer os projetos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), implantados com sucesso pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).
A comitiva foi recebida pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Gamarano; pelo superintendente de Inovação Social, Olivan Rodriguez; e pelos diretores de Desenvolvimento e Ensino e  de Tecnologia, Cícero Teixeira e André Castro, que apresentaram ao grupo toda a estrutura do CVT/Uaitec, .
Segundo o coordenador do grupo que trabalha a implantação da unidade do CVT voltada para a área da reciclagem em Caxias do Sul, Alfredo Paim, Minas Gerais é o estado com o maior número de unidades do CVT e é também o mais bem sucedido nesse projeto. “Viemos conhecer esse projeto tão assertivo em Minas Gerais, através da indicação do Ministério Federal da Ciência e Tecnologia. Queremos implantar uma unidade CVT para dar um salto de qualidade em relação à reciclagem de resíduos na nossa cidade. Esperamos ser tão bem sucedidos como aqui”, ressaltou.
Da Sectes, a comitiva foi conhecer as instalações dos CVTs/Uaitecs das cidades de Sabará e Nova Lima, além do Centro de Resíduos Sólidos, no bairro Esplanada, na capital mineira.
CVT/Uaitec
O CVT é voltado para a capacitação tecnológica da população, atuando, sobretudo, na vocação da região. Nele, são ministrados cursos profissionalizantes, de cunho prático, nas áreas de serviços técnicos ou de processos produtivos.
O projeto Uaitec nasce da necessidade de uma reestruturação e modernização da rede CVT de Minas Gerais. Desenvolvido pela Sectes, o projeto tem o objetivo de ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, por meio do ensino a distância. Os resultados são a promoção da qualificação profissional e a expansão da geração de renda e riqueza. Essa iniciativa é uma resposta do governo mineiro à convocação do governo federal, através do Ministério da Educação, que deseja ampliar, até 2014, para 600 mil as atuais 210 mil vagas de ensino a distância.
Os técnicos gaúchos integram a cadeia produtiva de reciclagem, parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços