Suspeito de causar incêndio florestal próximo à Cidade Administrativa é detido

Segundo Polícia Militar de Meio Ambiente, suspeito foi apreendido ateando fogo na mata com um isqueiro e conduzido à delegacia para prestar depoimento
Um suspeito de causar incêndio florestal em área próxima à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em local em direção à cidade de Santa Luzia foi detido em flagrante pela Polícia Militar de Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (8).
Segundo os militares responsáveis pela abordagem, o suspeito foi apreendido ateando fogo na mata com um isqueiro e conduzido para a delegacia onde prestará depoimento. De acordo com o previsto no Artigo 41 da Lei Federal 9.605/98 e no anexo III do Artigo 86 do Decreto Estadual 44.844/2008, provocar incêndio florestal caracteriza-se crime ambiental.
Segundo estudos realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, umas das principais causas de incêndios florestais nas unidades de conservação são fogueiras utilizadas e abandonadas sem os devidos cuidados, incendiarismo motivados por vingança ou para ocultar e acobertar crimes ou por mero vandalismo. Outra causa são os fumantes que lançam pontas de cigarros e fósforo na vegetação seca, nos limites das áreas das unidades.
PE Serra Verde
No último final de semana ocorreram no Parque Estadual Serra Verde três incêndios florestais, sendo o mais preocupante no domingo (07). O incêndio foi detectado por volta das 16h00 e controlado com a ajuda de uma aeronave e 26 brigadistas, entre bombeiros militares, brigadistas voluntários e funcionários do parque. Suspeita-se que o incêndio tenha sido criminoso. As causas serão investigadas.
O Parque Estadual Serra Verde está localizado em Belo Horizonte e possui uma área de 142 hectares, sendo o segundo maior parque da capital. O Parque tem grande importância na conservação dos recursos naturais da região, abrigando diversas nascentes, sendo fundamental para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro.
O Parque é, ainda, um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade, o que proporciona melhor qualidade de vida à população, além de servir como refúgio e local de alimentação e reprodução de espécies nativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços