Setur promove as atrações gaúchas na 21ª Expotchê em Brasília

Foto destaque
A Secretaria do Turismo (Setur) participa, a partir desta sexta-feira (05), da 21ª Expotchê em Brasília (DF). O evento, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, traz nesta edição um espaço institucional da Setur em que serão promovidos os roteiros do Estado e o Rio Grande do Sul como destino turístico.

De acordo com a organização do evento, a feira é uma mostra das tradições gaúchas através das diversas exposições de cultura, gastronomia, turismo, além das apresentações de danças típicas e dos shows musicais. Até o dia 14 de julho, o público poderá conferir atrações que ocorrerão de quinta a domingo.

Para a diretora de Promoção e Marketing da Setur, Camila Mumbach, a participação na feira visa posicionar o Rio Grande do Sul no mercado turístico nacional e é uma estratégia apontada no plano de marketing, lançado em 2012. "O objetivo de trabalhar as estratégias de promoção são essenciais para desenvolver e aumentar a oferta turística gaúcha, conforme o mapeamento dos estudos e pesquisas realizados no plano", ressalta.

Negócios
A feira é realizada desde 1992 e celebrada tanto pelos gaúchos que vivem na região quanto pela população brasiliense em geral. Este ano, serão 35 mil metros de estrutura para receber mais de 300 expositores, com volume de negócios estimados em mais de R$ 15 milhões.

A expectativa é gerar nos dez dias do evento cerca de 3 mil empregos diretos e aproximadamente 5 mil indiretos. Entre os setores mais representativos da Expotchê, estão vestuário (couro, malhas, lã), calçados, alimentos (bebidas, produtos coloniais, embutidos, chocolates e outros) e móveis. Destacam-se ainda, o artesanato e artigos para o lar.

Atrações da Expotchê 2013:
Praça Brique da Redenção - Um dos principais e tradicionais atrativos turísticos de Porto Alegre ganha uma praça na 21ª Expotchê, com estandes de artesanato e artistas plásticos.

Praça Colonial - Um lindo espaço cenográfico típico do período de colonização da região, com artesanatos, vinhos e panelas artesanais.

Agricultura familiar e cachaçarias gaúchas - Deliciosos produtos das cooperativas familiares do Sul, como chimias, doces e geleias, além das mundialmente premiadas cachaças produzidas na região.

Estande do do Rio Grande do Sul - O Estado faz sua participação com um estande especialmente montado para promover o RS e as diversas rotas como destinos turísticos.

Exposição Outros Olhares - A primeira-dama do Estado, Sandra Genro, apresenta a exposição fotográfica "Outros Olhares", com imagens do Rio Grande do Sul registradas por ela e por um grupo de fotógrafos.

Mostra de cinema gaúcho - curtas e longas do acervo gaúcho de cinema serão exibidos diariamente em um minicinema especialmente montado na Expotchê, com a curadoria do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine).

Praça do Café - Neste ano, apresenta a mostra literária de editora Martins, que traz os grandes clássicos da literatura gaúcha.

Fazendinha - Espaço interativo voltado para o público infantil.

Atrações diversas - Grupo Tholl, Festival Stand up de Gauchismo, Mostra Fotográfica, Mostra de Cinema, Praça do Vinho, Galpão Gaúcho, Praça do Pão, Praça Colonial, Vinícolas da Serra Gaúcha, Praça do Chocolate, Brinquedoteca, Minizoológico e uma diversificada área de alimentação. Os shows musicais ficarão por conta das bandas Chimarruts, Reação em Cadeia, Nenhum De Nós e os artistas Luiz Marenco, Edu e Renan e Vera Loca.

Informações em: http://www.expotche.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços