Servidores da Secretaria de Assistência Social terão palestra sobre relacionamento no ambiente de trabalho

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho será o tema da palestra que será ministrada nesta quinta-feira, 4, a partir das 13h30min para os servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). A palestra faz parte do setor de saúde ocupacional que começou a ser implantado na SST pelo RH ocupacional, setor vinculado à Gestão de Pessoas. 
 
O tema foi escolhido por meio de votação pela internet. “Acredito que o assunto foi selecionado porque as pessoas precisam se adaptar, se relacionar com colegas, chefia, e muitas vezes podem ocorrer divergências, diferenças na maneira de pensar ou agir”, destaca a psicóloga do setor de medicina preventiva do SC Saúde e palestrante, Mérope Pereira. De acordo com ela, falar o que está incomodando diretamente para a outra pessoa, e não com outros colegas, é uma das maiores dificuldades no trabalho. 
 
As dicas para ter um bom relacionamento no trabalho são muitas. A psicóloga indica que devemos tentar resolver conflitos e chegar a um consenso com os demais para que as atividades ou projetos tenham um bom resultado. Além disso, aceitar a opinião do outro, ser franco, sincero, e tentar resolver os impasses de maneira clara e cordial. “Confiança, boa autoestima e boa percepção de si mesmo também ajudam. Porque quando não estamos bem isso acaba afetando tudo o que está em volta, inclusive o ambiente de trabalho”, explica.
 
 
A palestra é a primeira atividade do setor de saúde ocupacional que será implantado na SST.  Também estão previstos o programa de controle médico e saúde ocupacional; programa de prevenção aos riscos ambientais; programa de preparação para a aposentadoria; programa de prevenção de assédio moral e a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
 
Outras ações incluem o acompanhamento dos servidores afastados para licença tratamento de saúde; parcerias com instituições que fornecem serviços de saúde; acompanhamento dos servidores com deficiência e incentivo na participação em campanhas de saúde. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida no trabalho através da promoção e da prevenção da saúde dos servidores”, lembra a psicóloga Isabel Hammes, da Equipe Multidisciplinar de Saúde Ocupacional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços