Secretaria de Obras e Pavimentação agiliza projetos municipais


Durante o início da gestão, secretaria re-estruturou serviços e processos para dar continuidade às obras e possibilitar novos projetos
Findo o primeiro semestre do ano, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação apresenta um balanço do que foi executado nestes 200 primeiros dias da gestão de Alexandre Lopes Kireeff, além das diretrizes que serão seguidas no decorrer da administração.

Um dos primeiros trabalhos executados pela Secretaria de Obras e Pavimentação foi reorganização da pasta, que de acordo com o secretário Sandro Nóbrega encontrava-se com processos desorganizados e prestação de serviços abandonados. “Visando obter mais fluidez na implementação das decisões que precisam ser tomadas pela Secretaria de Obras, nós optamos por re-estruturar administrativamente a secretaria. Assim, pudemos organizar melhor os processos, verificar a situação do maquinário disponível e retomar a prestação de serviços que estavam abandonados”, explicou Nóbrega.

Além disso, foi criada a Diretoria de Projetos, responsável pelo gerenciamento e contratação dos empreendimentos; foi elaborado e implementado o ‘Agiliza Obras’, que tem por atribuição acelerar a aprovação dos projetos sem perder na qualidade técnica e a secretaria também criou um modelo para organização de processos licitatórios referentes à iluminação pública, que a partir de 2014 passa a ser de responsabilidade do governo municipal. Dessa forma, haverá projetos de iluminação para todas as regiões da cidade.

Em relação à Usina de Asfalto foi diagnosticado que o acordo firmado entre a administração anterior, o Ministério Público do Trabalho e o Poder Judiciário não havia sido implementado. “Nos deparamos com a usina em uma situação muito difícil, foi necessário destravar o processo. Em três ou quatro meses o local estará repaginado, com segurança tanto na operacionalização quanto para os trabalhadores”, disse Nóbrega.

Além disso, os serviços emergenciais foram executados. “Constatamos situações em que a integridade das pessoas estava em jogo. Executamos a drenagem de uma galeria de águas fluviais que passava sob uma creche no Conjunto Habitacional João Paz. Obra semelhante foi executada na avenida Duque de Caxias. Ali, se tivesse ocorrido a ruptura, um ônibus poderia ter sido engolido”.

Devido ao rompimento do muro de arrimo (proteção), uma intervenção de urgência se deu também na ponte da avenida Castelo Branco. “Nas situações emergenciais, eliminamos o risco que era iminente e poderia dar causa a grandes tragédias”, afirmou Nóbrega.

Para Nóbrega, a secretaria conseguiu efetivar os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, as obras em andamento do Teatro Municipal, do Moringão e do Autódromo Internacional Ayrton Senna, além de outras já entregues como, por exemplo, a Praça da Juventude da Zona Sul, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Zona Norte e o Centro de Convivência do Idoso da Zona Oeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços