Secretaria da Mulher apresenta resultados


Secretaria tem investido em ações para promoção da transversalidade de gênero e de formação cidadã
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres divulgou o balanço das atividades realizadas durante os primeiros 200 dias da gestão de Alexandre Lopes Kireeff e também pontuou as principais ações que a Secretaria pretende realizar.

De acordo com a secretária municipal da pasta, Sônia Medeiros, há três prioridades estabelecidas para este ano que são a promoção da transversalidade de gênero nas políticas públicas, a ampliação das ações de formação cidadã como forma de contribuir para a promoção da autonomia das mulheres e o fortalecimento da Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.

“Após realizarmos o diagnóstico dos serviços, avaliarmos as demandas e as diretrizes da Política Nacional para as Mulheres concluímos que a transversalidade de gênero nas políticas públicas deve ser uma prioridade. É o reconhecimento da existência de desigualdades estruturais que perpassam todos os campos da vida e que colocam as mulheres numa posição de desvantagem social em relação aos homens, ou seja, é necessário um planejamento das ações governamentais em todos os campos da vida, seja na habitação, educação, saúde ou trabalho. Por isso, estamos investindo em ações para promoção da transversalidade de gênero e de formação cidadã”, explicou Sônia.

No primeiro semestre, a fim de atingir os objetivos propostos, a Secretaria deu início ao curso de Gestão de Políticas Públicas com Perspectiva de Gênero em parceria com o Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Através de aulas teóricas e práticas, está sendo feita a capacitação dos servidores públicos para a elaboração, monitoramento e avaliação de projetos e ações governamentais orientadas pelo enfoque de gênero.

Também renovou a parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da UEL, que possibilita a continuidade do projeto Promotoras Legais Populares (PLP). O projeto prevê a formação política de lideranças populares levando informações sobre o papel do Estado, o significado de justiça, cidadania e dos direitos e deveres dos indivíduos. Na terceira turma, participam 20 mulheres entre elas as representantes da recém criada associação de mulheres “É hora de viver”, do Residencial Vista Bela.

Além disso, a Secretaria firmou uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) que ampliará a formação cidadã para o Projeto Mulheres Mil, onde cerca de 100 mulheres participarão de atividades de capacitação oferecidas pelo IFPR. As mulheres poderão debater temas como violência doméstica e sexual, direitos, saúde da mulher e relações de gênero.

Visando fortalecer e melhorar as estruturas físicas da Secretaria, a secretária informa que foram elaborados projetos sociais e arquitetônicos para reformas e construções dos espaços: Casa Abrigo Canto de Dália, que abriga mulheres vítima de violência doméstica em situação de risco de morte, Centro de Ações Integradas para Mulheres, que desenvolve a inclusão social, a formação cidadã e a capacitação com geração de renda, e a sede própria para o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM). Todos os projetos foram cadastrados no SICONV, portal de convênios do Governo Federal, para captação de recursos junto à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

O fortalecimento da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher é outra prioridade. Isso porque, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem sido realizado um trabalho de sensibilização dos profissionais da área da saúde para a implementação da notificação compulsória da violência contra a mulher. A notificação compulsória está fundamentada na Portaria nº 104/2011 do Ministério da Saúde e, entre outros objetivos, busca gerar dados sobre os casos de violência doméstica e sexual atendidos pelos diversos serviços que compõe a Rede.

Até agora, foram realizadas oficinas nas Unidades Básicas de Saúde do Panissa, Carnascialli, Chefe Newton/Parati, Centro, Lerroville, União da Vitória. Foram realizadas palestras nos Hospitais Zona Norte, Zona Sul, Hospital Santa Casa, Mater Dei e Infantil. Para o segundo semestre estão previstas novas sensibilizações em UBS, PAM/PAI, Maternidade Municipal e demais hospitais.

Outra questão importante a ser destacada nestes 200 dias iniciais de governo, segundo Sônia, é a transversalidade entre as secretarias. “Diversas ações foram realizadas na comunidade a partir de planejamento e articulação entre as diferentes pastas”. Dentro desta visão de integração e transversalidade a Secretaria de Políticas Para as Mulheres realizou ainda o Primeiro Encontro Regional de Gestoras de Política para Mulheres, que contou com a participação de gestoras de diversas cidades da região. Para o segundo semestre, pretende levar as ações de formação cidadã para as mulheres da zona rural, em parceria com as secretarias das áreas de políticas sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços