Secretaria da Agricultura discute implantação de programas em todo o Estado

Secretaria da Agricultura discute implantação de programas em todo o Estado



O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reuniu chefias dos 22 núcleos da secretaria e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para implementar os programas Pró Rural e de Gestão de Solos e Águas em Microbacias em todas as regiões do Estado. O encontro começou nesta terça-feira (2) e segue até quarta-feira (3), para tratar de controle e racionalização dos procedimentos administrativos.

O programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias reflete a prioridade do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e com a biodiversidade, demonstrando a interligação entre a boa gestão do solo com a disponibilidade e qualidade da água. A Secretaria planeja cadastrar 180 microbacias para execução de ações demonstrativas.

O programa fortalece a participação popular, capacita prefeituras, dá assistência técnica e articula linhas de crédito para recuperação e manutenção das microbacias. As comunidades locais participam na elaboração de projetos e na gestão do uso de microbacias hidrográficas. Nas microbacias, serão implantados os programas da Secretaria, como o adequação de estradas rurais, aplicação de calcário, proteção de minas, Integração Lavoura Pecuária e Floresta, para que a área seja modelo de desenvolvimento sustentável.

ESTÍMULO – O Pró Rural prevê investimento de R$ 130,87 milhões, em recursos do Banco Mundial mais contrapartida do Governo do Paraná, para estimular a economia dos municípios de mais baixo IDH, a partir do meio rural. As ações de apoio estimulam a geração de renda e o aumento da qualidade de vida no campo, na região Central do Estado e no Vale do Ribeira.

A primeira fase do programa está em andamento com a regularização fundiária das propriedades, feita pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). Os produtores ganham condições para fazer financiamentos a juros mais baixos nas instituições financeiras e investir nas lavouras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços