Saúde realiza IX Simpósio de Aleitamento Materno


Encontro visa debater meios de promover o apoio às mulheres que amamentam; público-alvo são os profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira (1), das 8h30 às 17h30, o “IX Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região: apoio às mães que amamentam – próximo, contínuo e oportuno”. O encontro será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na rua Parigot de Souza, 311.

O objetivo do simpósio é debater com os profissionais da saúde maneiras de subsidiar com informações e ações às mulheres que estão amamentando. O público-alvo são os profissionais de nível superior, auxiliares e técnicos e estudantes da área da saúde. O encontro faz parte das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começa dia primeiro de agosto.

A coordenadora do simpósio, Lilian Consolin Poli de Castro, explicou que espaços para o debate como este são importantes para o aprimoramento profissional. “Existe uma necessidade de capacitação periódica para todos os profissionais, pois o conhecimento vai se atualizando com o passar do tempo e nós da área da saúde também precisamos ter o entendimento legal dos direitos e deveres do aleitamento materno, por isso é importante que se realizem simpósios, congressos e encontros como este”, disse.

Para o simpósio estão previstas diversas palestras que abrangem informações sobre os direitos da mulher de amamentar, Rede Cegonha, proteção e apoio ao aleitamento materno, intercorrências e recomendações atuais e relato de experiências.

Cronograma de atividades

Às 8h30, recepção e acolhimento.

Às 9h, abertura com apresentação de dança da Escola Municipal de Dança de Londrina. 

Às 9h20, haverá palestra sobre “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, com a doutora em Enfermagem em Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Enfermagem em Saúde da Mulher pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lylian Dalete Soares de Araújo.

Às 10h10, será realizada a mesa-redonda sobre a Proteção Legal ao Aleitamento Materno com a promotora de Justiça, do Ministério Público do Paraná, Yara Raquel Faleiros Guariente e com a mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do simpósio, Lilian Consolin Poli de Castro.

Às 11h, haverá a palestra “Atenção Integral à Saúde da Criança na Rede Cegonha e Avanços nas Ações de Promoção Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no Brasil”, com a nutricionista do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde (INPES) do Ministério da Saúde, Carolina Belomo de Souza.

Às 13h30, será realizada a mesa-redonda sobre aleitamento materno: múltiplos olhares com a fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde, Valentina Simioni Rodrigues, com a odontóloga Leila C. Pereira Pinto, médico e psicanalista, Marcelo Castro e com o pediatra da Secretaria Municipal de Saúde, Hilton Marcos Peloi.

Às 15h30, haverá a palestra “Intercorrências da Amamentação: recomendações atuais”, com a enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano de Londrina, Márcia Benevenuto.

Às 16h30, será realizado o “Relato de Experiência: salas de apoio à amamentação”.

Às 15h30, encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços