Reforma de prédio em São Luiz Gonzaga une dois programas de Governo


 
 
O Governo do Estado vai operar dois programas da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) ao promover a reforma do antigo prédio do Fórum de São Luiz Gonzaga. No dia 4 de julho, a Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic) realiza processo licitatório por meio do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer) para a contratação de empresa que fará a obra.

A ação atende a dois objetivos do Programa de Gestão do Patrimônio do Estado (Otimizar): dar finalidade adequada aos imóveis públicos e proporcionar equilíbrio nos gastos do Estado. A sessão será na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga (Rua Salvador Pinheiro Machado, 1574), às 9h. A obra deve ser concluída dois meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Na edificação, que fica na área central da cidade, ficarão o escritório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a unidade do Sine/FGTAS e a Casa do Artesão, vinculadas à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), uma regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Agronegócio (Seapa), o Instituto Geral de Perícias (IGP), vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a direção e escola do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Hoje, o Estado mantém os serviços em questão em edifícios separados. São gastos mensais de R$ 2.617,56 com os prédios da Sema e da Seapa, por exemplo. Com a concentração dos órgãos estaduais em um mesmo prédio, o Governo deve economizar cerca de R$ 76 mil por ano.

De acordo com a diretora do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) de São Luiz Gonzaga, Sandra Teixeira, a antiga estrutura da escola, além de onerar o Estado, era pequena. "Sair de um lugar que nos limitava fisicamente para ir a um espaço próprio, onde podemos instalar nossos equipamentos, é maravilhoso. Estamos muito felizes, pois iremos qualificar nosso trabalho de alfabetização", comemorou. No novo prédio será possível implantar novas estruturas, como a sala de recursos para alunos com nessecidades especiais e a sala de informática, cujos computadores estavam guardados por não haver local adequado.

Economia A economia do Governo também deve ser acentuada com a realização da concorrência através do Fornecer. O Programa desloca uma equipe de pregoeiros para o município, visando facilitar a participação de empresas locais no certame. Desta forma, o Executivo distribui a renda, beneficiando micro e pequenas empresas, e ainda gera economicidade aos cofres públicos. Mais detalhes sobre o certame podem ser consultados no site da Celic.

Otimizar O Otimizar integra o Programa de Apoio à Retomada de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Proredes Bird, que foi financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Além da racionalização dos imóveis, o Otimizar contempla ainda a modernização do sistema de gestão e controle do Patrimônio Móvel e Imóvel, Atualização do Cadastro de Imóveis, Rede de Fiscalização de Monitoramento e Alienação de imóveis dispensados do uso público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços