Programa e-Cultura especial apresenta Trio Quintina e histórias em quadrinhos

O Trio Quintina comemora 15 anos de carreira e é um dos convidados do programa e-Cultura especial que vai ao ar nesta sexta-feira (5), às 18h30, na TV e-Paraná (canal 9). A apresentadora e editora-chefe do programa, Tati Ayres, recebe também o arte-educador e ilustrador José Aguiar e a empresária Mitiê, proprietária da Itiban Comic Shop, espaço especializado em histórias em quadrinhos, RPG e cardgames.

Serão mostrados vídeos do artista plástico Cléverson Antunes e do Ballet Bolshoi, com reportagem de Ana Reimann. A fotógrafa Vilma Slomp empresta seu trabalho para compor o cenário do programa neste mês. A reprise do e-Cultura especial é aos sábados, às 13h, e domingos, às 17h.

O curitibano José Aguiar, formado em artes plásticas pela Faculdade de Artes Plásticas do Paraná (FAP), vai mostrar seu trabalho e falar das histórias em quadrinhos. O arte-educador é premiado no Brasil e exterior e também curador e cocriador de dois eventos de difusão da cultura das histórias em quadrinhos: Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba - e Cena HQ, que traz leituras dramáticas de HQs no Teatro da Caixa.

A empresária Mitiê, dona do Itiban, vai falar da invasão dos mangás – HQ japonesa – e sua popularização que se deve aos animes, principalmente Cavaleiros do Zodíaco e Dragonball Z. O mangá, segundo a empresária, deu origem a uma nova corrente nas HQs. “O mangá já tinha invadido os Estados Unidos e a Europa antes de chegar ao Brasil, e os animes contribuíram muito para isso. Já vemos sua influência nos traços, na estética e na forma narrativa dos quadrinhos de ação”. Na Itiban, Mitiê promove bate-papos, palestras e sessões de autógrafos com editores, quadrinistas consagrados e novos autores.

TRIO QUINTINA – Em comemoração aos 15 anos de carreira, o Trio Quintina prepara o lançamento de box especial com dois CDs com a coletânea do grupo e DVD ao vivo com material inédito. No repertório há seleção especial com músicas que marcaram a trajetória do grupo.

O DVD comemorativo traz a gravação ao vivo do show na Sala de Atos do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, realizado no início deste ano. Integram o grupo, Gabriel e Gustavo Schwartz e Fabiano Silveira. Todos passaram por várias Oficinas de Música Popular e foram alunos do Conservatório de MPB.

O programa é-Cultura especial, com duração de uma hora, com convidados, bandas e recheados de matéria sobre arte e cultura, vai ao ar todas as sextas-feiras, às 18h, com reprise no sábados, às 13h, e domingo, às 17h. O e-Cultura é exibido de segunda a quinta, a partir das 18h30, com duração de 30 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços