Programa Delegacia Legal investe em modernização

Iniciativa aprimora condições de trabalho de policiais civis e atendimento à população

O Governo do Estado já investiu, desde 2007, mais de R$ 260 milhões em projetos voltados à reestruturação e modernização da área de Segurança Pública, incluídos no programa Delegacia Legal. Neste período, foram implantadas 44 novas delegacias legais, cinco cadeias públicas, além de obras de modernização da Polícia Técnico-Científica, com o novo Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, e a construção da Cidade da Polícia.

Das 13 obras restantes para a conclusão do programa, nove estão em andamento, e as demais, em fase de licitação.

- Estamos trabalhando para cumprir as principais metas do programa, que são a eliminação das carceragens nas delegacias, melhoria das condições de trabalho para policiais, com as novas instalações e a informatização, e a interligação das delegacias em rede. Além disso, a modernização destas unidades melhora o atendimento à população - afirmou César Campos, coordenador do programa Delegacia Legal.

Centro de Observação Criminológica
Unidade destinada à triagem dos que ingressam no sistema penitenciário, estimada em R$ 15 milhões, terá capacidade para 250 presos, no Complexo Penitenciário de Gericinó. Além do Centro, será construída uma unidade para presos entre 18 e 25 anos, com o objetivo de separar jovens internos.

Cidade da Polícia
Referência para a engenharia nacional no emprego de alta tecnologia, trabalhará integrada ao programa Delegacia Legal. As instalações promovem a qualificação de policiais civis.

Novas DHs
Três prédios vão abrigar as Delegacias de Homicídios (DHs) da Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Cada nova unidade terá 2,4 mil m2, distribuídos em seis andares e funcionarão com investigação e perícia criminal.

Posto de Polícia Técnica-Científica
Representam a descentralização das atividades criminalísticas e garantem maior agilidade aos procedimentos que envolvem a atuação de órgãos técnicos da Polícia Civil. A unidade de Nova Friburgo foi inaugurada em maio. As próximas serão em Niterói, Teresópolis, Cabo Frio e São João de Meriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços